Com o vigor dos 20 anos

Com o vigor dos 20 anos

Cardiologia do Santa Joana celebra suas duas décadas de história com o lançamento de uma linha completa e integrada de serviços cardiológicos.

Quem faz aniversário é o serviço de Cardiologia do Hospital Santa Joana Recife. Mas os presenteados são a população e o sistema de saúde regional, que podem comemorar juntos essa jornada de 20 anos que transformou o que era inicialmente uma simples unidade de emergência cardíaca em uma linha integrada e custo-efetiva de serviços cardiológicos.

“Já tínhamos eficientes emergência e UTI cardiológicas e áreas de internação e atendimento ambulatorial. Mas, no bojo das comemorações de 20 anos da nossa Cardiologia, ligamos cada ponto de conexão desses serviços e instituímos uma gestão unificada dessa nova linha de atendimento que visa oferecer aos nossos pacientes serviços de qualidade pautados por critérios técnicos e científicos e com indicadores monitorados”, afirma a Dra. Erica Mota de Sousa Batista, diretora médica do hospital.

Reforços múltiplos

Nesse processo, o número de consultórios foi ampliado e foram trazidos reforços de especialistas em áreas como insuficiência cardíaca, valvopatias e arritmias. “Além disso, dispomos de um time multiprofissional especializado no atendimento do paciente cardiológico, composto por enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. É um grupo essencial para o desenvolvimento de programas que contribuem para uma boa experiência dos pacientes em nossa instituição e para acelerar sua recuperação”, diz a Dra. Érica.

O serviço de Hemodinâmica também foi reestruturado, contando com médicos especializados tanto em procedimentos mais usuais, como a angioplastia, como em técnicas de intervenções minimamente invasivas mais novas e sofisticadas, como o implante de válvula aórtica transcateter (TAVI) e o MitraClip.

“No campo da cirurgia cardiovascular, trouxemos para a nossa Cardiologia médicos de peso, como o Dr. Fernando Moraes, presidente da Sociedade Pernambucana de Cardiologia, e o Dr. Carlos Japhet, presidente da Cooperativa de Médicos Cardiologistas de Pernambuco e vice-presidente da Sociedade Pernambucana de Cardiologia”, informa a Dra. Erica. Ela destaca ainda que o Dr. Fernando opera com maestria pacientes adultos e pediátricos, sendo uma das principais referências do país, e que o Dr. Carlos assumiu o posto de gestor da linha cardiológica do hospital.

Na área de diagnósticos, a Unidade Avançada Dom Bosco, espaço para atendimento eletivo do Santa Joana, foi reequipada e reformulada para criar um circuito completo de exames, incluindo, entre outros, teste ergométrico, ecocardiograma, MAPA, Holter, radiografia, tomografia, ressonância magnética e tecnologias de medicina nuclear. Permanecem dentro do Santa Joana os exames e procedimentos mais complexos, que exigem sedação e/ou internação.

Na unidade Dom Bosco também está disponível o serviço de check-up executivo, que se destaca pelo atendimento personalizado. A partir de uma avaliação médica, são indicados quais exames o paciente precisa fazer em função do seu quadro clínico. Ao final, um orientador clínico informa sobre os resultados e, quando necessário, encaminha para especialistas. A parte cardiológica do check-up ganhou especial atenção nessa reformulação. Pacotes de check-up cardiológico estão sendo negociados com as operadoras, escalonados em diversos níveis, dos direcionados a profissionais do topo da hierarquia das empresas até o padrão.

Paciente no centro de tudo

Todas as mudanças foram pensadas para facilitar a vida dos usuários. “O paciente pode sair de uma consulta e usufruir desse circuito de serviços que acelera sua jornada dentro do nosso sistema”, observa a Dra. Erica. A integração das equipes é um dos fatores que garantem a agilidade do atendimento. “Um médico do consultório referencia um paciente para o exame de ecocardiograma, por exemplo. O especialista que lauda esse exame já se comunica com o médico que o solicitou. Se existe um achado relevante, informa sobre a necessidade de um procedimento de hemodinâmica e já há uma articulação interna para que esse próximo passo seja dado”, diz a Dr. Erica.

“Estamos trabalhando para sermos reconhecidos como um sistema de saúde cardiológico eficiente e bem articulado, com resultados operacionais e de desfecho mensurados. O conceito de saúde baseada em valor vem pautando essa transformação”, resume ela.

 O aniversário da Cardiologia do Santa Joana foi celebrado no dia 18 de agosto com a realização de um evento de relacionamento médico que reuniu nomes de destaque da especialidade. Difundido pela internet, o evento serviu também para mostrar ao público porque a Cardiologia do Santa Joana se posiciona entre as principais da região nordeste.

Alguns destaques da Cardiologia do Santa Joana

  • 100% dos pacientes dos pacientes com infarto agudo do miocárdio são atendidos com tempo porta-balão (da chegada ao Pronto Atendimento à realização da angioplastia) menor que 90 minutos, cumprindo os parâmetros da American Heart Association

  • UTI Cardiológica com nove leitos

  • UTI Pediátrica capacitada para o atendimento da cardiologia pediátrica

  • Pronto Atendimento com equipe 24 horas dedicada ao atendimento cardiológico

  • Unidade de Hemodinâmica

Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país