Alvorada Brasília - Especializado em Cirurgia de Hérnia de Coluna Lombar

Alvorada Brasília - Especializado em Cirurgia de Hérnia de Coluna Lombar

07/05/2020

Alvorada Brasília: tratamento individualizado para hérnia de disco lombar

Da abordagem conservadora à cirurgia, a melhor solução para cada caso

Responsável por cerca de 60% das dores lombares, a hérnia de disco lombar é um problema comum, que pode provocar muita dor e reduzir a mobilidade, afetando a qualidade de vida de seus portadores. Os danos mais frequentes são compressão medular ou da raiz do nervo e degeneração vertebral. Qual o melhor tratamento, conservador ou cirurgia? No Hospital Alvorada Brasília, essa definição começa no Ambulatório de Coluna, onde atua um time multidisciplinar apto a direcionar cada caso. Os pacientes são avaliados pela equipe formada por ortopedistas, neurocirurgiões, especialistas em dor e em coluna.

A abordagem é sempre tentar evitar a cirurgia, indicando medicamentos, infiltrações, fisioterapia e mudanças de estilo de vida, como prática de atividades físicas e perda de peso. “Quando a cirurgia é necessária, o que ocorre em cerca de 2% a 3% dos casos, temos um vasto leque de procedimentos capazes de tratar com sucesso o problema”, afirma o Dr. André Cristino, ortopedista especialista em dor e cirurgia minimamente invasiva. O procedimento cirúrgico é geralmente indicado quando a hérnia provocou alterações neurológicas, com sintomas como formigamento e fraqueza muscular em um ou nos dois membros.  “O tratamento é sempre individualizado, considerando estado clínico do paciente, tipo, dimensão e dano da lesão”, reforça o Dr. Maurício Soares Hungria, ortopedista especialista em coluna.

Técnicas avançadas

Contando com modernos equipamentos e médicos especializados, sintonizados com os métodos preconizados por entidades como a Sociedade Brasileira de Coluna e a AO-Spine, o Alvorada Brasília está preparado para a realização dos mais diversos tipos de procedimentos.

Entre as modernas técnicas, estão as intervenções minimamente invasivas para controle da dor, como denervação facetária, bloqueio neurolítico e nucleoplastia por termoablação. Para correção do dano, uma inovação disponível no Alvorada é a cirurgia endoscópica, realizada com suporte de imagem e com um pequeno corte de 0,5 cm para introdução do cateter com câmera. Quando indicado, também são realizadas cirurgias convencionais, como a microdiscectomia (com corte de 2,5 cm) e a artrodese, técnica consagrada, utilizada com sucesso há cerca de 50 anos, que visa estabilizar a coluna por meio da colocação de parafusos, espaçadores ou próteses. O tempo de internação do paciente varia de acordo com o procedimento: entre 12 horas (alta no mesmo dia) até cinco dias.

Além da expertise da equipe e indicação correta do procedimento, contribui para os bons resultados o trabalho de conscientização e orientação para que os pacientes mudem hábitos de vida a fim de evitar que o problema retorne. Essa abordagem é um diferencial do especialista em dor, e é importante também para a melhora da qualidade de vida de pacientes com muitas complicações, que não podem ser operados, mas têm as dores reduzidas por meio de iniciativas como a prática de atividades físicas e perda de peso.

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.

Acontece Americas

Conteúdos relacionados