RM e Tomografia

Alvorada Moema e Promater: novos equipamentos diagnósticos

Tecnologias mais avançadas aprimoram a qualidade dos exames, agregando valor a médicos e pacientes.

Fruto do programa Futuro em Construção, a modernização do parque tecnológico das unidades da rede Americas segue de vento em popa, como mostram as novidades já disponíveis nos centros diagnósticos dos hospitais Alvorada Moema, de São Paulo (SP), e Promater, de Natal (RN).

Nova ressonância no Alvorada Moema

O centro de diagnósticos do Alvorada Moema ganhou um reforço de respeito com a chegada do equipamento de ressonância magnética Philips Ingenia Ambition 1.5 Tesla, aparelho de nova geração que traz que importantes ganhos em termos de qualidade, agilidade e conforto para o paciente. É o primeiro do tipo na cidade de São Paulo.

“A área de Diagnóstico é parte importante da nossa linha de atendimento, e esse investimento incorpora ao nosso parque um avançado equipamento, com melhor nitidez e qualidade dos detalhes das imagens, garantindo resultados assertivos para nortear as estratégias de cuidado que levarão aos melhores desfechos”, afirma o Dr. Ricardo Sartim, chefe da Radiologia do UnitedHealth Group Brasil. “É uma aquisição que permite atender melhor os pacientes e os médicos solicitantes. A capacidade técnica do equipamento, aliada à qualidade dos nossos radiologistas, garante exatamente o que eles buscam: laudos precisos e confiáveis”, completa o Dr. Rafael Ruiz Machado, coordenador da Medicina Diagnóstica do Alvorada Moema.

Um diferencial importante do modelo é o software que permite realizar o exame em pacientes com próteses ortopédicas, que têm comprometimento da imagem em outros aparelhos. Outro software corrige pequenas movimentações involuntárias do paciente durante o exame, evitando a repetição daquela sequência. O equipamento também permite realizar a ressonância em pacientes com obesidade mórbida, já que suporta 250 quilos. “Esses recursos são muito importantes para os médicos poderem contar com diagnósticos precisos de todos os seus pacientes”, destaca o Dr. Marcelo Sartori, diretor executivo do hospital. “O novo equipamento completa o grande arsenal diagnóstico do Alvorada Moema, que já possui dois equipamentos de tomografia e mais uma ressonância magnética, além de oferecer ultrassom, ecocardiograma adulto e fetal e vários outros exames”, completa ele.

Mais rápida e confortável, a nova ressonância reduz em até 50% o tempo do paciente no equipamento, que também tem túnel com abertura maior e detalhes como fone de proteção auditiva com opção de tocar música durante o exame.

Entre os exames realizados no novo aparelho estão ressonância cardíaca, fetal, de mamas, próstata multiparamétrica, plexos braquial e lombossacro, quantificação de ferro e gordura hepática, estudo do nigrossomo e perfusão cerebral sem contraste paramagnético.

Equipamento de tomografia no Promater

O equipamento de tomografia computadorizada da GE modelo Revolution Maxima Ace and Optima CT680 Expert, de 64 canais, é a novidade no Hospital Promater, cujo Centro de Diagnósticos passou por adequações físicas para receber o novo aparelho. A tecnologia permite reduzir a dose de radiação, sem comprometer a qualidade da imagem.

Com o investimento, o serviço deixa de ser terceirizado e passa a ser realizado pela equipe de 14 radiologistas do hospital. “Junto com os equipamentos de ultrassonografia e ecocardiografia que adquirimos recentemente, alçamos um novo patamar em termos de recursos diagnósticos, o que é importante para um hospital que pratica a medicina de alta complexidade”, afirma o Dr. Jean Valber Varela Rodrigues, diretor executivo do Promater. “Estamos disponibilizando esse serviço especializado 24 horas, todos os dias, um diferencial inédito na cidade e que beneficia médicos e pacientes”, completa ele, lembrando que a ultrassonografia também funciona em tempo integral.

Desde que o hospital foi adquirido pelo UnitedHealth Group Brasil em 2015, têm sido constantes as melhorias de estrutura, parque tecnológico e processos. “Tivemos o Centro Cirúrgico e a UTI totalmente reestruturados e equipados com aparelhos, instrumentos e mobiliário de alta qualidade. Também agregamos o serviço de hemodinâmica, incorporamos o prontuário eletrônico e ampliamos o centro médico de especialidades”, cita o Dr. Jean Valber.

Segundo ele, já está confirmada a aquisição de novos equipamentos de exames cardiológicos e há a perspectiva de chegada de um aparelho de ressonância magnética. Também estão planejadas obras de melhoria na recepção e reestruturação da fachada e dos quadros elétricos. “Estou muito entusiasmado com esses investimentos que nos permitem evoluir, e nossa equipe está totalmente motivada e engajada na missão de ter o paciente no centro de todas as nossas atividades para prestar a melhor assistência”, diz o diretor.

Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país