ortopedia alvorada

Alvorada – Moema: Ortopedia ampliada e modernizada

Nova estrutura agrega qualidade, resolutividade e novas linhas de cuidado.  

O Hospital Alvorada – Moema inaugura em agosto seu novo Centro de Excelência em Ortopedia. Ampliado e modernizado, ele reúne em um único espaço todos os serviços diagnósticos e terapêuticos nas diversas subespecialidades da área, integrados com os demais serviços necessários ao atendimento ortopédico, como radiologia, sala de curativos, setor de gesso e um novíssimo centro de reabilitação.

Com a renovação, o número de consultórios saltou de quatro para 11, e o Centro de Excelência em Ortopedia ganhou acesso direto da rua, facilitando a circulação dos pacientes, que não precisam mais passar por outras áreas do hospital. “Mas a novidade vai muito além do aspecto arquitetônico e da expansão da capacidade de atendimento. Ela consolida a nossa proposta de cuidado ortopédico integral”, afirma o Dr. Marcelo Sartori, diretor-técnico do Alvorada – Moema, instituição que se destaca no cenário nacional pela sua vocação e excelência na área osteomuscular.

Além de oferecer consultas ambulatoriais e atendimentos emergenciais em todas as subespecialidades ortopédicas*, o Centro conta com equipes de retaguarda especializadas em reimplante de membros 24 horas por dia. Diferenciais como esses tornam o Alvorada – Moema uma referência no atendimento de vítimas de traumas. “Possuindo serviços tão bem desenvolvidos, decidimos investir nessa nova estrutura a fim de aprimorar o atendimento aos pacientes e aumentar nossa agilidade e resolutividade”, diz o Dr. Marcelo.

Novas linhas de cuidado

A estreia do novo centro vem acompanhada do lançamento de novas linhas de cuidados ortopédicos, que atenderão em fluxo precificado os pacientes desde o diagnóstico até sua plena recuperação. Quatro linhas já estão em negociação com as operadoras: Osteoartrose de Joelho, Osteoartrose de Quadril e Prevenção da Segunda Fratura do Idoso, focadas nos pacientes mais velhos, e Dor Lombar Baixa, direcionado à população em geral que sofre de lombalgia. Todas terão os desfechos dos tratamentos mensurados e comparados a partir de plataformas internacionais que estabelecem diretrizes de conduta médica e benchmarks baseados em indicadores cientificamente validados.

“A próxima linha a ser lançada será voltada ao atendimento de crianças com deformidades e incapacidades funcionais, dando continuidade à nossa estratégia de reforçar a oferta de produtos ortopédicos vinculados a novas formas de remuneração baseada em valor”, conta o Dr. Osvaldo Guilherme Pires Nunes, coordenador da Ortopedia do Americas. Segundo ele, são novos modelos de negócio que trazem vantagem para todos os elos da cadeia de valor da saúde.  

“O maior beneficiário com as linhas de cuidado são os pacientes, pois o diagnóstico precoce acelera o tratamento e reduz o risco de complicações dos casos. Isso também diminui as taxas de conversão de cirurgia, o que significa maior controle sobre custos para o sistema como um todo”, observa o Dr. Osvaldo. “Ter uma linha de cuidado com profissionais capacitados para conduzir o tratamento não cirúrgico de forma adequada diminui o número de indicações cirúrgicas. E, quando existe indicação cirúrgica, ela ocorre a partir de protocolos. Ou seja, a indicação é mais precisa”, completa.

Para desenhar essas linhas de cuidados, a Ortopedia do Alvorada – Moema conta com a expertise e elevada qualificação técnica de sua equipe médica, que registra excelentes desfechos dos tratamentos, conforme medição que vem sendo realizada há cinco anos. Alguns indicadores posicionam os serviços ortopédicos do hospital entre os melhores do mundo. Em artroplastia de joelho, por exemplo, o tempo médio de internação é de 3,2 dias; a taxa de deambulação no pós-operatório é de 80%; e 52% dos casos não têm necessidade de uso de UTI. Em relação à artroplastia de quadril, o desempenho diferenciado se repete nesses mesmos quesitos: 3 dias, 78% e 34%.

Para os pacientes, números como esses traduzem a qualidade do cuidado que lhes é oferecido; para as fontes pagadoras, representam previsibilidade de custo; para o hospital e sua equipe médica, significam maior volume de atendimento, fechando um ciclo virtuoso.

Além das novas linhas de cuidado, o portfólio do Centro conta com produtos já estabelecidos, como os pacotes cirúrgicos que englobam os custos de OPME (órteses, próteses e materiais especiais), diárias hospitalares e medicamentos, e atendem diversas áreas ortopédicas, como medicina esportiva, artroses, coluna, extremidades (mão e pé). Para tratamentos e patologias de alto custo, como cirurgias de prótese total de quadril e prótese total de joelho, artrodese cervical, artrodese lombar e instabilidade do ombro, são disponibilizados pacotes de tratamento (bundles) que envolvem cirurgia e período de reabilitação de seis meses.

Com os novos investimentos e linhas de serviços, a Ortopedia do Alvorada – Moema agrega novos trunfos que reafirmam sua vocação para a excelência.

*Subespecialidade ortopédicas: coluna, ombro, quadril, joelho, pé, mão, onco-ortopedia e ortopedia pediátrica. Além delas, o centro conta com apoio de profissionais de outras especialidades, como fisiatria, reumatologia e geriatria, além de dispor de especialista em medicina do esporte. 

 

 

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.