Dia mundial do rim

Americas tem bons motivos para comemorar o Dia Mundial do Rim

Segue em ritmo acelerado a implantação do Sistema de Excelência em Nefrologia nos hospitais da rede em nível nacional.

Este mês reserva duas datas dedicadas à Nefrologia: no Brasil, 8 de março é o Dia do Médico Nefrologista; no mundo, 11 de março é o Dia Mundial do Rim, que este ano veio inspirado pelo slogan “Vivendo bem com a doença renal”, sugerido pela International Society of Nephrology. O Americas Serviços Médicos celebra essas duas datas e os avanços na implantação, em escala nacional, do Sistema de Excelência (SoE) em Nefrologia.

“Estamos uniformizando em nossos hospitais uma linha de cuidado para atender pacientes com doença renal crônica ou aguda. A ideia é oferecer tratamentos de excelência em todos os estágios da doença, acolhendo desde pessoas com risco de desenvolvê-la, visando à prevenção e ao controle da evolução dos quadros, até pacientes graves que precisam de hemodiálise ou transplante renal”, explica a Dra. Maria Fernanda Carvalho de Camargo, responsável pelo SoE Nefrologia e Transplantes do UnitedHealth Group Brasil (UHG Brasil), do qual a Americas faz parte.

A estratégia tem por objetivo fomentar a eficiência, a qualidade e a segurança do cuidado do paciente de forma integral.  A implantação da linha do cuidado implicará a capacitação dos profissionais e o aumento das atividades de ensino e pesquisa científica na área de Nefrologia.

Como funciona

Nessa linha de cuidado nefrológico, as áreas ambulatoriais dos hospitais da rede Americas atuarão para evitar que pacientes com hipertensão e diabetes, principais fatores de risco para a doença renal crônica, desenvolvam o problema que, na maioria das vezes, só é descoberto quando os rins já perderam 50% de sua função. Esses profissionais também se ocuparão dos pacientes nos estágios I, II e III da doença, quando ela ainda é assintomática. Os casos que evoluírem do estágio III para IV e V serão encaminhados para os Centros Renais de Tratamento Integrado (CRTIs) instalados nos hospitais de referência do Americas para serem acompanhados por equipes multidisciplinares.

Nesses centros, os pacientes contarão com o suporte de nefrologistas especialistas em transplante renal, urologistas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos e enfermeiros, além de nefropediatras, que se ocupam da doença associada às malformações congênitas.  Atuando de forma integrada, essa equipe cuida dos pacientes que precisam de diálise e transplante.

“Pacientes internados em caráter de urgência com insuficiência renal aguda ou crônica agudizada serão estabilizados e, posteriormente, encaminhados de acordo com o estádio da doença para acompanhamento ambulatorial. Os pacientes que precisarem permanecer em diálise serão direcionados para as unidades de terapia dialítica”, detalha a Dra. Maria Fernanda.

Já os pacientes que recuperarem parcialmente a função renal e forem classificados entre os estágios I e III serão encaminhados para os espaços ambulatoriais do Americas. Aqueles que receberem alta no estágio IV serão encaminhados para os CRTIs, onde será definida a melhor opção terapêutica dialítica a ser aplicada quando eles chegarem ao estágio V. Nessa fase, poderá ser realizado transplante em quem já tiver doador compatível ou sua inserção na lista de transplante de doador falecido do Sistema Nacional de Transplante (SNT).

Implantação gradativa

A estruturação do Sistema de Excelência (SoE) em Nefrologia em nível nacional vem sendo realizada de maneira gradativa, levando sempre em conta o perfil da operação e as particularidades dos hospitais da rede em cada região do Brasil. Em alguns casos, serão estabelecidas parcerias com outras instituições, que executam serviços como as diálises ambulatoriais, por exemplo.

A implantação vem sendo feita de modo a garantir a uniformidade do cuidado em todas as localidades. Para isso, foram estabelecidos protocolos médicos e diretrizes institucionais únicos que permitem que os pacientes, estejam onde eles estiverem, usufruam de uma estrutura de assistência que se iguala em excelência em termos de equipes, processos, insumos e equipamentos.

O Sistema de Excelência em Nefrologia já foi implantado em alguns hospitais da rede e está em processo de implantação em outros. Confira no quadro.

                                                Linha do Cuidado em Nefrologia – Americas   
      Regional                       Hospital           Estado             Status   

   
           NE   

Alvorada Brasília    DF    Em andamento   
Monte Klinikum    CE    Em andamento   
Santa Joana Recife    PE    Em andamento   

   
           RJ   

Americas Medical City    RJ    Concluído   
Pró-Cardíaco    RJ    Em andamento   
Samaritano Botafogo    RJ    Em andamento   

   
       

           SP   

Alvorada Moema    SP    Concluído   
Madre Theodora    SP    Em andamento   
Paulistano    SP    Concluído   
Samaritano Higienópolis    SP    Concluído   
Samaritano Paulista    SP    Em andamento   
Vitória Anália Franco  SP    Concluído   
INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados