Câncer e Mamografia

As armas na luta contra o câncer

Em fevereiro, duas datas temáticas do calendário da saúde reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

No mundo todo, a incidência de casos de câncer vem crescendo em ritmo acelerado, tornando a doença uma das principais causas de morte, além de um dos maiores problemas de saúde pública global. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 625 mil novos casos e mais de 224 mil mortes a cada ano do triênio 2020-2022. Aqui, assim como nos demais países, medidas preventivas, hábitos saudáveis e diagnóstico precoce são fatores-chave para modificar esse cenário.

É justamente para divulgar informações e conscientizar a população sobre o tema que foram criadas datas especiais, duas delas no mês de fevereiro: o Dia Mundial do Câncer (04/02) e o Dia Nacional da Mamografia (05/02), esta última instituída no Brasil para lembrar as mulheres da importância de realizarem periodicamente esse exame, que permite a detecção do câncer de mama em fase inicial, ampliando as chances de cura e reduzindo a letalidade.

“A realização da mamografia de rastreamento está entrando na rotina das mulheres, mas a adesão e a disponibilidade do exame ainda estão abaixo do desejado”, afirma a Dra. Ana Paula Victorino, oncologista do Americas Centro de Oncologia Integrado e coordenadora médica do Cancer Center. A projeção do INCA é de 66 mil novos casos de câncer de mama por ano no país. Estima-se que mais de 30 mil serão diagnosticados em fases mais avançadas, exigindo tratamentos mais complexos e custosos e, às vezes, com prognósticos menos favoráveis.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade e a partir dos 30 anos para mulheres de alto risco.

Assim como o de mama, os diversos outros tipos de câncer podem ser reduzidos e controlados por meio de prevenção, detecção precoce e tratamento eficaz para os pacientes com a doença.  “É importante realizar exames de rastreamento também para neoplasias ginecológicas, colorretal e de próstata, seguindo a orientação sobre idade de início e periodicidade”, observa a Dra. Ana Paula.

A prevenção é outra dimensão fundamental. “Cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados com combate ao sedentarismo, ao tabagismo e o controle do consumo de álcool; a não exposição ao sol e carcinogênicos ocupacionais; além do controle da obesidade e de fatores dietéticos”, diz a oncologista do Americas Centro de Oncologia Integrado.  

Americas em todas as frentes

Da prevenção ao tratamento, a Oncologia do Americas oferece serviços nas mais diversas frentes. É possível encontrar em algumas unidades Americas Centro de Oncologia Integrado programas de cessação do tabagismo e orientação nutricional. “Também temos serviço de oncogenética, que permite avaliar o risco de tumores hereditários e fazer o acompanhamento regular do paciente”, informa a Dra. Ana Paula. Todos os exames diagnósticos estão disponíveis para os pacientes nas unidades hospitalares da rede Americas e também no Cancer Center do Americas Centro de Oncologia Integrado, que oferece todo o cuidado oncológico, do diagnóstico ao tratamento, em um só lugar.

As terapêuticas mais atualizadas e diversas estão disponíveis para oferecer o melhor tratamento para cada caso: quimioterapia, terapia de alvo molecular, imunoterapia, radioterapia de alta precisão, terapia com radiofármacos e cirurgias minimamente invasivas, inclusive robóticas em algumas unidades hospitalares Americas. Além de corpo clínico especializado, o serviço conta com equipes multiprofissionais (nutricionistas, psicólogos, estomaterapeutas e paliativistas, entre outros) que dão suporte ao longo de todo o processo de cuidado. Tudo com o acolhimento e a humanização que caracteriza o atendimento do Americas.

As unidades da rede que Possuem serviços voltados para oncologia são: Americas Centro de Oncologia Integrado, Hospital Santa Joana, Hospital Madre Theodora, Hospital Samaritano Higienópolis, Hospital Vitória Anália Franco, Hospital Paulistano, Hospital Alvorada Moema, Hospital Metropolitano e Hospital Vitória Santos.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados