Sala Oncologia

Car T Cell, cirurgia robótica e hipofracionamento em Radioterapia são alguns assuntos da sala de Oncologia

No fim de cada sessão haverá uma discussão de casos clínicos para explicitar o processo de decisão terapêutica e a atuação da equipe multidisciplinar no tratamento dos diferentes tipos de câncer.

Novas tecnologias em cirurgia serão abordadas na sala de Oncologia durante o 2º Summit Internacional Americas. Fernando Meton, diretor do Sistema de Excelência Oncologia Americas, e Gisele Marinho, gerente médica do Oncologia Americas no Rio de Janeiro, são os curadores desta sala que pretende abarcar toda a jornada do paciente.

“No fim de cada sessão haverá uma discussão de casos clínicos para exemplificar como se dá a tomada de decisão terapêutica, bem como a atuação da equipe multidisciplinar no tratamento dos diferentes tipos de câncer”, revela Gisele.

No dia 5 de novembro, uma das salas focará em tumores geniturinários, com palestras moderadas por Gisele Marinho e Silvana do Vale. Às 15h, Raphael Rocha falará sobre “Cirurgia robótica no tratamento dos tumores geniturinários”, tendo como painelistas Tiago Pádua e Claudio Murta.

Às 16h15, Igor Migowski e Lucas Mendez levarão o tema “Novas tecnologias em radioterapia no tratamento dos tumores geniturinários”, tendo como painelistas Humberto Cottas e Marcio Reisner. Às 17h15, o tumor board terá a participação de Gisele Marinho, Silvana do Vale, Pedro Masson, Igor Migowski, Raphael Rocha, Natalia Sabaneeff, Felipe de Galiza e André Azevedo.

Em outra sala, nos mesmos horários, as palestras serão sobre mama, sob moderação de Fátima Gaui, começando às 15h, com “Testes genéticos e modalidades de tratamentos profiláticos”, apresentada por Maria Angélica Lima, tendo como painelistas Letícia Morais Sermoud e Monica Travassos.

“Cuidados e manejo clínico dos sobreviventes no câncer de mama” vem como tema de palestra sequencial, proferida por Fátima Gaui, com os painelistas Maurício Magalhães Costa e Lílian Lerner. Para encerrar o tema, o tumor board será com Cristina Milene Barbosa, Bruna Müller, Rosana Andrade, Marcio Reisner e James Crespo.

No dia 6 de novembro serão mais duas salas simultâneas. Na sala de Onco-Hematologia, o tema Cart T Cell será apresentado a partir das 8h por Carlos Chiattone, Nelson Hamerschlak, Angelo Maiolino e Adriana Seber, com moderação de Guilherme Perini e Ricardo Bigni.

Às 9h, “Transplante de medula óssea em mieloma múltiplo” é o tema da palestra de Angelo Maiolino, tendo como painelistas Rodrigo Portugal e Guilherme Perini, sob moderação de Ricardo Bigni e Fernando Monteiro.

O tumor board começará às 10h15 com dois casos de pacientes com mieloma múltiplo tratado com TMO apresentados por Antonio Julio Guimaraes e Suzana Gonzaga. A sessão também contará os painelistas Ricardo Bigni, Paulo Quaresma, Márcio Hori e Luciana Souza, e moderação de Angelo Maiolino e Caroline Rebello.

Em outra sala, o tema será Oncologia Gastrointestinal. Às 8h, Armando Melani falará sobre “Cirurgia robótica no câncer retal”, tendo como painelistas Rodrigo Otávio de Castro Araujo e Armando Porto.

Às 9h, começará o painel “Quimioterapia intraperitoneal: técnica, novidades e perspectivas deste tratamento”, com Gustavo Guitmann, tendo os painelistas Rodrigo Otávio de Castro Araujo e Kelly Borges. Para encerrar, o tumor board terá como participantes Armando Melani, Rodrigo Otávio de Castro Araujo, Armando Porto, Gustavo Guitmann, Lucia Chagas, André Azevedo e Djalma Coelho. A moderação desta sala será feita por Ana Paula Victorino, Daniela Pezzuti e Fernando Meton.

Gisele explica que a ideia foi falar das patologias mais comuns, bem como de novas modalidades terapêuticas e tecnologias que possam ser de interesse da comunidade médica e de gestores em saúde. “Seremos bastante científicos na apresentação dos temas. Entretanto, também traremos um panorama mais geral, para que todos os profissionais possam se atualizar das novidades em Oncologia. Trataremos, por exemplo, de técnicas em radioterapia, mostrando o que tem sido feito atualmente, bem como novas tecnologias e modalidades terapêuticas em cirurgia”, conta.

Para Meton, o Summit é uma grande oportunidade de atualização para os profissionais da saúde, levando para o debate os principais tipos de tumores dentro da Oncologia, com foco em inovação. “Vamos abordar o que há de novo em terapia celular dentro do conceito da Hematologia, como a terapia com Car T Cell, falaremos também do uso da robótica dentro do conceito de cuidado integral e integrado do câncer, com foco no interesse multiprofissional.”

Ele explica que a ideia é que os temas sejam realmente interessantes para oncologistas, hematologistas, radiologistas, radio-oncologistas, profissionais da medicina nuclear, cirurgiões e também para psicólogos e nutricionistas. “Para isso, vamos abordar os assuntos de forma completa, sem focar apenas em uma estratégia específica no cuidado ao paciente oncológico. Por exemplo, ao entrar na discussão sobre câncer gástrico, levaremos para uma abordagem multiprofissional, não tratando apenas de Oncologia e medicamentos, mas também de cirurgia, atendimento e cuidado completo nesse sentido, além de inovações e o futuro do cuidado dentro do câncer, entre outros”.

Meton destaca que o foco do Americas com esta sala é divulgar a Oncologia, não a Oncologia clínica, mas o cuidado todo que permeia o paciente oncológico. “Por isso, sempre buscamos trazer as equipes multiprofissionais para essa discussão, porque este é o conceito do cuidado integral e integrado. A palavra ‘integrado’ é muito importante porque diz respeito à integração de todos os grupos que estão se dedicando a esse cuidado”, declara.

Para a escolha dos palestrantes, os curadores buscaram referências dentro da própria rede. “Chamamos os experts em cada assunto, tendo os membros de cada subgrupo de especialidades do Oncologia Americas de São Paulo e do Rio de Janeiro como palestrantes, moderadores e painelistas das salas. Estamos bastante motivados e com altas expectativas para o evento. Será um sucesso”, finaliza Gisele.

As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas. Confira a programação completa e inscreva-se no link: www.summitamericas.com.br.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados