Aniversário Alvorada Moema e Santa Joana

Celebrando décadas de dedicação aos cuidados de saúde

Abril marca os aniversários de fundação do Alvorada Brasília e do Santa Joana Recife. Os dois hospitais têm boas razões para comemorar.

No dia 17 de abril, o Hospital Santa Joana Recife completa 42 anos de existência. Quatro dias depois, 21 de abril, é o aniversário de 35 anos do Alvorada Brasília. Em comum, as duas instituições se firmaram como referência em suas regiões, trilhando uma jornada de contínua evolução em prol daqueles que são sua razão de ser: os pacientes.

Excelência e pioneirismo no Norte/Nordeste

O Santa Joana Recife nasceu em 1979, fundado por uma família de médicos da cidade. O propósito de criar um hospital diferenciado, aliando excelência na assistência, humanização e acolhimento do paciente e seus familiares, segue inspirando suas atividades.

“Desde o início, o Santa Joana Recife investiu para ter um alto padrão de assistência, de tecnologia e de instalações. Isso se desdobra até hoje e faz com que estejamos sempre um passo à frente em inovações na região Norte e Nordeste”, afirma o Dr. Alberto Cherpak, diretor executivo do hospital.

O Santa Joana Recife coleciona pioneirismos na região. Foi o primeiro a ter uma multiemergência, um pronto atendimento com profissionais de várias especialidades de plantão 24 horas. Também foi precursor na introdução de cirurgia robótica, em 2015, desenvolvendo um programa sólido que o tornou referência em procedimentos robóticos urológicos.

O hospital é referência no atendimento de alta complexidade, sobretudo em Oncologia, Neurologia, Cardiologia e Ortopedia (aqui com destaque para os procedimentos de coluna minimamente invasivos). Tem também habilitação para realizar transplantes de medula óssea e rim. Outro destaque é o centro multidisciplinar para tratamento de obesidade e diabetes. 

O complexo hospitalar inclui um completo e moderno Centro de Diagnóstico, Centro Cirúrgico e quatro UTIs especializadas e separadas: adulta, coronária, neonatal e pediátrica. “Nossa maternidade é humanizada, preparada para oferecer todo conforto e acolhimento para a mãe e o bebê. Muitos que nasceram aqui continuam sendo atendidos ao longo da vida. É o hospital da família pernambucana”, conta o Dr. Alberto. Em construção, uma nova torre dobrará o número de leitos com apartamentos de alto padrão.

Qualidade e segurança do paciente sempre estiveram no centro das atenções. O Santa Joana Recife é certificado pela Joint Commission International (JCI) desde 2012 e tem protocolos gerenciados bem estabelecidos, entre eles os de infarto e AVC. Recentemente, foi reconhecido como um dos melhores hospitais do Brasil no ranking da revista Newsweek.

Para comemorar o aniversário foi preparada uma ação especial com cartazes, vídeos e um almoço diferenciado. “É um reconhecimento e um agradecimento à nossa equipe, que vem atuando com muita garra e dedicação, sobretudo no enfrentamento da pandemia”, destaca o Dr. Alberto.      

Alvorada Brasília, um salto de evolução   

Hoje detentor de uma estrutura completa para atendimento de alta complexidade, emergência e centros especializados, o Alvorada Brasília originou-se de uma clínica ortopédica. Ao longo de seus 35 anos, passou por várias mudanças de marca e foco. Integrado à rede da Americas em meados da última década, seu maior salto começou com uma ampla reforma estrutural, finalizada em 2018.    

“Ao mesmo tempo em que ampliamos e melhoramos nossa estrutura física e nosso parque tecnológico, investimos em qualidade e excelência de atendimento, certificando o hospital com o ONA III (já recertificado). Elevamos nosso NPS (Net Promoter Score) de 17 para 55”, conta o Dr. Marcello Reis, diretor executivo do hospital. A reestruturação permitiu ao Alvorada Brasília fincar posição entre os cinco hospitais top of mind da cidade, mesmo que sua marca atual seja recente.

O hospital atende diversas especialidades, sendo bastante reconhecido nas áreas de Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Cirurgia Bucomaxilofacial. “A cirurgia cardíaca por hemodinâmica avançou bastante, contando hoje com uma técnica inovadora criada internamente para realização do TAVI (implante percutâneo de válvula aórtica)”, destaca o Dr. Marcello.

A incorporação de técnicas inovadoras tem sido constante nas mais diversas áreas, como novos métodos para cirurgia bariátrica, implante de marca-passo para epilepsia e neuromodulador sacral para incontinências. “Também vale destacar a técnica utilizada para cirurgia de endometriose, que reduz o tempo de internação de 72 para 24 horas, evitando as complicações de permanência maior no hospital”, cita a Dra. Renata Tonin, gerente de Qualidade. Outra inovação bem sucedida é a hemofiltração para reduzir o processo inflamatório resultante da Covid-19.

O Alvorada Brasília tem, ainda, núcleos de especialidades com assistência multiprofissional, Centro de Endometriose e Dor Pélvica e Consultório da Mulher. Na Nefrologia, a assistência é completa, incluindo diálise e transplante renal. Já em Oncologia, uma novidade está prestes a acontecer, é a parceria com o Hospital Sírio-Libanês, garantido a oferta dos mais recentes tratamentos e abordagens.

O aniversário do Alvorada Brasília será celebrado com a entrega de materiais de comunicação e um almoço especial para quem faz acontecer e trabalha todos os dias para proporcionar o melhor cuidado aos pacientes: a equipe de profissionais do hospital.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados