CC Sta Lúcia

Complexo cirúrgico reforçado no Santa Lúcia

Novidades incluem uma nova sala cirúrgica, equipamentos modernos e leitos exclusivos de recuperação pós-anestésica.

O tradicional Hospital e Maternidade Santa Lúcia (RJ) agregou significativas melhorias ao seu Centro Cirúrgico com nova sala cirúrgica (agora são sete no total) e uma área exclusiva de Recuperação Pós-Anestésica (RPA).

A ampliação do Centro atende ao aumento da demanda de cirurgias no hospital, principalmente as mais complexas. Uma reforma estrutural foi necessária para otimizar o espaço e ampliar para sete o número de salas.

“A nova sala foi concebida com layout inteligente, que torna a área de 40 m2 confortável e prática. Ela está equipada com os recursos mais modernos para facilitar as condições de atuação dos profissionais e oferecer aos pacientes o melhor atendimento”, diz a Dra. Cândida Viana, coordenadora de Anestesia e RPA.

Entre outros pontos, vale destacar iluminação de led no teto, foco retrátil, pressão positiva para evitar contaminação, raio X, equipamento de videolaparoscopia e sistema de monitoramento, incluindo  a transmissão das imagens cirúrgicas para telas específicas dentro da própria sala, no Centro Cirúrgico – tudo de última geração.

Inaugurada em setembro, a nova sala é priorizada para procedimentos de videolaparoscopia e alguns mais complexos em ortopedia, além de cirurgias abdominais de grande porte.  

A modernização de equipamentos beneficiou todo o Centro Cirúrgico, que agora conta mais materiais para assitência anestesiológica, como dois novos videolaringoscópios, monitores de consciência anestésica  (BIS) para todas as salas, novo aparelho de ultrassom para acesso venoso e bloqueio anestésico, entre outros recursos.

Segurança na RPA

Outra etapa da modernização ocorreu em novembro com a inauguração da área de Recuperação Pós-Anestésica, um ambiente específico dentro do Centro Cirúrgico, com equipe especializada, formada por dois técnicos de enfermagem, uma enfermeira e um anestesista por turno. No total, são oito leitos de RPA equipados com monitoração completa de pressão arterial, temperatura, oximetria, cardioscopia contínua, entre outros indicadores, que são acompanhados por um profissional para intervenção imediata, se necessário. O setor funciona 24 horas todos os dias para atender também pacientes submetidos a cirurgias de emergência.        

Também foram aperfeiçoados os critérios para a alta anestésica, a fim de reduzir possíveis intercorrências que aumentem os  riscos de complicações pós-cirúrgicas. “Esses cuidados melhoram a segurança do paciente e trazem benefícios às equipes médicas assistenciais, que se sentem confiantes no acompanhamento pós-operatório dos seus pacientes”, observa a Dra. Cândida.

Melhorias continuam na pauta do Santa Lúcia. Está em andamento mais uma ampliação, desta vez na maternidade, que ganhará em breve uma nova sala de pré-parto.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados