Covid Parcerias Públicas

Americas faz parceria com setor público

3ª edição - 05/07/2020

Parcerias com o setor público para enfrentar a pandemia

Ações envolvem criação de leitos para o SUS e acordos para uso de estruturas hospitalares do Americas

O engajamento do Americas no combate à pandemia da COVID-19 vai além dos esforços e mobilização para assegurar os melhores cuidados aos pacientes atendidos em sua rede de hospitais. Por meio de parcerias com o setor público, a instituição está à frente de importantes iniciativas em benefício da sociedade brasileira.

Uma delas é o acordo firmando no início de abril com a Prefeitura de Santos (SP) para cessão em comodato das estruturas físicas desativadas do Hospital Vitória, localizado no bairro da Vila Belmiro. Até 31 de dezembro, a Prefeitura poderá usar as instalações do hospital para atendimentos relacionados ao novo coronavírus. Cabe aos órgãos municipais montar a unidade e operacionalizar os atendimentos com suas equipes. O acordo resultará em 130 novos leitos que ficarão à disposição de pacientes do SUS. Com entrada e estruturas arquitetônicas independentes, a unidade oncológica do Hospital Vitória continuará em funcionamento.

“Com os espaços do Hospital Vitória à sua disposição, a Prefeitura de Santos economiza recursos e ganha um tempo precioso para a montagem de estruturas emergenciais de atendimento público na cidade”, afirma o Renato Casarotti, vice-presidente de Relações Institucionais do UnitedHeath Group Brasil. Negociações do tipo estão sendo feitas com outras duas prefeituras nos Estados de São Paulo e Paraná.

Somando forças no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a parceria foi estabelecida com a Secretaria de Saúde do Estado, visando à criação de novos leitos de internação para o SUS. Além do Americas, a iniciativa envolve as redes hospitalares D’Or e Ímpar. A missão dessas organizações é habilitar 110 leitos do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), no bairro da Tijuca, para o enfrentamento da COVID-19. “Além de destinar recursos para as obras de reforma e adequação das instalações físicas do hospital, as empresas vão equipar a nova ala com recursos como ventiladores mecânicos e monitores cardíacos, entre outros”, informa Renato.

Administrado pelos frades da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o HSF é uma das maiores instituições hospitalares do Estado do Rio de Janeiro em número de leitos. Todavia, grande parte deles estava fechada devido à falta de recursos. A parceria viabiliza a reabertura desses leitos, que ficarão disponíveis para a população fluminense.

 

 

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.

Acontece Americas

Conteúdos relacionados