Imagem de placeholder

CTEB, o nosso futuro passa por aqui

2ª edição - 15/10/2019

Com número crescente de atividades, participantes e parceiros, CTEB se consolida como um importante polo de ensino, pesquisa e inovação da UnitedHealth Group Brasil.

2019 poderá ser lembrado na história da UnitedHealth Group Brasil como o ano de consolidação do Centro de Treinamento Edson Bueno (CTEB), unidade de ensino, pesquisa e inovação em saúde instalada no complexo Americas Medical City (RJ). Criado em 2017 em parceria com o Ircad (Institut de Recherche Contre les Cancers de l’Appareil Digestif) para promover capacitação e aprimoramento dos médicos brasileiros e de outros países da América Latina nas mais modernas técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e robóticas, o Centro vem evoluindo no cumprimento desta missão e tem conquistado sólidas posições em outras frentes de atuação, firmando-se como uma instituição estratégica para o grupo, que elegeu a medicina baseada em valor como direcionador do seu futuro.

“Percebemos que o foco restrito em treinamentos não seria suficiente e ampliamos nosso raio de ação, incluindo novas atividades no nosso escopo institucional e abrindo nossa agenda de pós-graduações, cursos e eventos internos e externos para temas relacionados à clínica, à gestão, liderança e, inclusive, às humanidades”, conta o Dr. Charles Souleyman Al Odeh, diretor da unidade e recentemente nomeado CMO (Chief Medical Officer) da UHG Brasil. “O CTEB agora está alinhado a tudo que é estratégico para o crescimento do nosso grupo e é importante para todos que atuam no desafiador cenário da saúde”, acrescenta ele.

Esse movimento tem atraído mais público, inclusive de outros países, e mais parceiros para a Instituição. Os cursos do Ircad são um exemplo dessa evolução, como mostra a tabela abaixo:

Ano

Cursos

Total de participantes

Participantes estrangeiros

2017

7

238

43

2018

19

647

147

2019

24

820

212


Segundo o Dr. Charles, a expectativa para este ano é que mais 1.040 pessoas sejam treinadas nos cursos do Ircad.  Além disto, as certificações de cirurgiões para a utilização do robô DaVinci Xi, único na América do Sul, passaram a ocorrer quase que diariamente, trazendo profissionais de todo o Brasil e América do Sul.

Em 2019 também foram realizados mais de 15 eventos ou cursos externos, com um número crescente de parceiros, entre eles Cleveland Clinic, Merck, Allergan, Glaukos, Astrazeneca Sociedade Brasileira de Quadril, Lang Medic.  Essas ações envolveram desde lançamento de medicamento ou novo equipamento médico até cursos focados no aperfeiçoamento da prática médica e discussões sobre uma medicina mais humanizada.

“Essas atividades ocorreram a partir de diferentes formatos – alguns apenas teóricos, outros teóricos e práticos”, detalha o Dr. Charles. Essa diversificada agenda contou com a participação de conferencistas importantes, como o infectologista Drauzio Varella, o pensador francês Edgar Morin e o maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky. A palestra do maestro, que falou sobre a relação entre música e saúde, foi prestigiada, inclusive, por Margaret-Mary Wilson, CMO e vice-presidente sênior da UHC Global.

Transformando modelos mentais

Do portfólio de capacitações internas, merece destaque o Curso Livre de Capacitação em Gestão Clínica, que teve sua 2ª edição em 2019, abrangendo, entre os participantes, lideranças clínicas das várias unidades de negócio do grupo, incluindo a operadora e todas as unidades assistenciais Amil e Americas. Ao longo do ano, por meio de encontros presenciais semanais, esse grupo pôde se atualizar e discutir mais de 60 temas decisivos para a construção da medicina do futuro, como gestão de saúde populacional, valor em saúde, avaliação de desempenho do corpo clínico, modelos de remuneração, cultura de inovação, analytics e big data aplicadas em saúde e design e eficiência operacional nas organizações de saúde.

Tendo alcançado NPS superior a 90, o curso será levado este ano para São Paulo, visando maximizar seu alcance. “A cada nova edição, os próprios participantes, com suas percepções, discussões e críticas, ajudam a aperfeiçoar o curso, que deverá ser transformado em uma pós-graduação, esta aberta a interessados de dentro e de fora do grupo”, anuncia o Dr. Charles.

Segundo ele, quem estiver interessado em participar da transformação do mundo da saúde não pode mais pensar a educação como uma alavanca capaz de mudar nossos modelos mentais. Só assim construiremos um sistema de saúde baseada em valor, no qual o paciente está sempre no centro de tudo”, afirma.

Salto em pesquisa

Em 2019, o CTEB também avançou nas atividades de pesquisa.  No ano, o número de protocolos de pesquisa cresceu 22%, com 44 novos projetos patrocinados pela indústria. No total, são 130 estudos entre os novos e os iniciados nos anos anteriores, 78 deles na área de oncologia.

“É importante lembrar que boas pesquisas clínicas exigem ambientes assistenciais controlados e de boa qualidade, além de estimularem o engajamento dos médicos. Eles passam a nos ver não só como um espaço para o desenvolvimento da carreira no âmbito assistencial, mas também no campo da pesquisa e do ensino” diz o Dr. Charles. “É um ciclo virtuoso, que agrega benefícios para todos”, acrescenta.

No ano passado, um levantamento interno realizado pelo Centro apontou que mais de 200 médicos têm interesse de realizar pesquisas e estudos dentro da estrutura hospitalar do grupo. Para a instituição, é mais uma chance de aumentar e consolidar sua atuação nesse campo. Além disso, a ampliação de cursos e pós-graduações prevista para o futuro próximo significa também mais oportunidades de inserção dos profissionais vinculados ao grupo em atividades de ensino. No ano passado, eles constituíam 70% dos coordenadores dos cursos do IRCAD. Ou seja, o CTEB está comprometido em contribuir para criar o futuro da saúde tendo médicos do Americas como parceiros preferenciais.

 

Números relevantes de 2019   

  • 24 cursos do Ircad, com um total de 820 participantes (212 estrangeiros).
  • Aumento de 22% do número de protocolos de pesquisa.
  • 130 estudos clínicos em andamento, sendo 44 novos projetos patrocinados pela indústria.
  • 78 estudos no campo da oncologia.
  • Mais de 15 eventos e cursos externos realizados.

 

Nossa estrutura

  • Lobby com som ambiente e videowall, com 15 monitores e exibição de até três conteúdos por monitor.
  • Salas para treinamento teórico.
  • Auditório para 150 pessoas com recursos de broadcasting. Telão de projeção de 180” com tecnologia 3D, duas cabines para serviços de tradução simultânea e integração com centro cirúrgico.
  • Dois laboratórios com 18 estações de videocirurgia para treinamento em procedimentos minimamente invasivos em diversas especialidades.
  • Intensificador de imagem.
  • Simuladores de cirurgia laparoscópica e robótica.
  • Laboratório com sistema robótico DaVinci Xi.
  • Ainda em 2020, o CTEB passará a ser a única instituição latino-americana com um equipamento de angiografia robótica exclusivo para treinamentos

 

Ainda em 2020, o CTEB passará a ser a única instituição latino-americana com um equipamento de angiografia robótica exclusivo para treinamentos

Logo do Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados