Encontro Americas

Encontro Americas Online, nossa nova arena de educação médica continuada

Prevenção e diagnóstico precoce do câncer foi o tema de estreia do evento digital que contou com participantes de várias partes do Brasil.

Estreou no dia 18 de setembro o Encontro Americas Online, reunião em formato digital que tem por objetivo debater assuntos estratégicos do setor da saúde do Brasil e do mundo. Aberta a médicos e outros profissionais de saúde de dentro e fora da rede Americas, o evento tem curadoria do Dr. Cláudio Domenico, cardiologista do Hospital Pró-Cardíaco e responsável pelos eventos científicos do Americas Medical City. A cada encontro, um especialista assume a responsabilidade de organizar a programação temática.

Nesta primeira edição, dedicada à Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, o Dr. Fernando Meton, diretor executivo do Americas Oncologia, colocou em pauta temas cadentes da oncologia, uma das quatro especialidades definidas como estratégicas pelo grupo no Brasil. Na sequência, serão abordados temas de neurologia, cardiologia e ortopedia.

“Diante do cenário da pandemia e do afastamento dos pacientes que deixaram de procurar os serviços médicos temendo a contaminação pelo novo coronavírus, um fato identificado pelas associações médicas nacionais e internacionais nos preocupa: a diminuição das notificações de novos casos de câncer. Evidentemente, eles não deixaram de ocorrer, simplesmente deixaram de ser descobertos. Isso significa que temos de nos preparar para esse novo cenário. Quanto mais demorada for a detecção dos cânceres, maior a probabilidade de serem identificado em fases mais avançadas, dificultando ou impossibilitando a sua cura”, diz o Dr. Fernando.

Segundo ele, além do aspecto humanitário, a questão impacta diretamente a sustentabilidade do sistema de saúde, uma vez que quanto mais avançado for o estágio de desenvolvimento de um câncer mais dispendioso será o tratamento. “Pensando nisso, elegemos como foco da primeira edição do Encontro a prevenção e detecção precoce do câncer, abordando duas patologias bem prevalentes – câncer de mama e de pulmão –, que foram discutidas em um painel dividido em dois módulos”, detalha o Dr. Fernando.

Cada módulo foi aberto com a apresentação de um caso clínico, ilustrando o processo de detecção dos cânceres, seguida de discussão com os especialistas sobre aspectos como os melhores métodos de investigação, opções terapêuticas e papel da oncogenética para as estratégias de prevenção e detecção do câncer. O Dr. Fernando organizou as apresentações dos especialistas dos dois módulos e o Dr. Cláudio comandou a sessão de perguntas e respostas. 

O evento contou com a participação de 135 médicos e outros profissionais de saúde de várias partes do Brasil.

A próxima edição do Encontro Americas Online, que está prevista para o dia 30 de outubro, colocará em foco temas da área de neurologia. A participação requer inscrição prévia, realizada a partir do link enviado por e-mail ao público convidado.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país