ranking Newsweek

Estamos no ranking da Newsweek 2022. De novo!

A excelência do Americas levou novamente três de seus hospitais para a seleta lista dos melhores do Brasil. Dois hospitais estão também no ranking das melhores instituições especializadas.

Três hospitais da rede Americas Serviços Médicos estão, mais uma vez, no ranking World’s Best Hospitals 2022 da revista Newsweek: Samaritano Higienópolis (9ª posição), Alvorada Moeda (59ª) e Santa Joana Recife (64ª). Os três já tinham marcado presença na lista do ano passado.

A seleção dos melhores é feita com base na recomendação dos pares (pesquisa online com médicos, outros profissionais de saúde e gestores de hospitais), experiência do paciente (dados de pesquisa de satisfação com pacientes) e indicadores de desempenho (como os de qualidade da assistência e segurança do paciente). A avaliação da Newsweek é realizada em parceria com a Statista Inc., empresa global de pesquisa de mercado e dados do consumidor.

No Brasil, que conta com mais de 4 mil hospitais privados, foram ranqueadas neste ano 96 instituições, a grande maioria concentrada na região Sudeste. A pesquisa da Newsweek também dá origem ao World’s Best Specialized Hospitals, que na edição 2022 destaca serviços médicos especializados de dois hospitais do Americas: Samaritano Higienópolis e Pró- Cardíaco (leia mais abaixo).

Motivo de orgulho

Como lembram os próprios especialistas envolvidos na organização da lista deste ano, as instituições reconhecidas estão há mais de dois anos atuando na linha de frente contra a COVID-19, mostrando que têm não apenas competência técnica e científica para enfrentar a pandemia, mas também criatividade e capacidade para a pronta adaptação para superar todos os desafios impostos.

“Garantir uma assistência eficiente, segura e atenta à completa satisfação do paciente nos ajuda a somar pontos importantes para estar no ranking da Newsweek. Contudo, a maior parte do peso da avaliação está relacionada à opinião dos profissionais de saúde, o que significa que os médicos reconhecem que têm uma boa experiência ao usar a estrutura do nosso hospital”, comenta o Dr. Maurício Jordão, diretor-executivo do Samaritano Higienópolis, um polo de saúde reconhecido pelo uso de tecnologia de ponta combinada com a prática de uma medicina humanizada.

O Alvorada Moema é outra unidade que transformou a junção de alta tecnologia, ótimos resultados assistenciais e atendimento humanizado e acolhedor em passaporte para a lista da Newsweek. “Esses são os sustentáculos na nossa evolução. Estamos melhorando continuamente nossa infraestrutura hospitalar, mas o que definitivamente gera valor para os pacientes é a nossa capacidade de oferecer a eles os melhores resultados assistenciais, monitorados por protocolos e alavancados pelo uso do que há de mais moderno e efetivo do ponto de vista tecnológico. Tudo isso está somado com uma proximidade ao paciente, o que nos permite conhecer cada vez mais o que agrega valor para ele”, explica o Dr. Marcelo Sartori, diretor-executivo do Alvorada Moema. Segundo ele, a evolução constante do NPS (Net Promoter Score) do hospital confirma isso.

O Santa Joana Recife é outro que fincou novamente presença na lista do World’s Best Hospitals – Brazil, reafirmando sua posição privilegiada entre as instituições líderes do mercado de saúde do Nordeste brasileiro. Com uma história marcada por pioneirismos na região – foi o primeiro a ter um pronto atendimento com profissionais de várias especialidades de plantão 24 horas e precursor na introdução de cirurgia robótica em 2015 –, o Santa Joana Recife figura entre os 13 hospitais do Nordeste na lista da Newsweek. “Fazer parte desse seleto grupo de hospitais da Newsweek é motivo de muito orgulho e reflete o nosso compromisso constante com a segurança do paciente e também com a atração e retenção das melhores equipes médicas e dos melhores colaboradores”, afirma o Dr. Alberto Cherpak, diretor-executivo do hospital.

Os melhores hospitais especializados

Pelo segundo ano consecutivo, dois hospitais do Americas estão no ranking do World’s Best Specialized Hospitals 2022: o Samaritano Higienópolis ocupa a quinta posição entre os melhores hospitais do Brasil especializados em Gastroenterologia e o Pró-Cardíaco, o sétimo lugar entre os destaques em Cardiologia.

“Essa é uma nova conquista do Pró-Cardíaco que, em mais de 60 anos de história, coleciona reconhecimentos pela excelência do seu atendimento cardiológico e compromisso com a segurança e satisfação dos pacientes”, comemora o Dr. Carlos Lobbé, diretor-executivo do hospital. E, se o assunto é excelência, ele lembra que, das quatro certificações internacionais das quais a instituição é detentora, uma se refere diretamente à Cardiologia: a certificação da Joint Commission International (JCI) para o núcleo de especialidade em insuficiência cardíaca.

O diretor-executivo do Samaritano Higienópolis, Dr. Maurício Jordão, é outro que celebra a conquista destacando os serviços diferenciados que ajudaram a alçar o hospital à lista dos melhores do mundo em Gastroenterologia. Um deles é o programa de reabilitação intestinal, que capacita e fornece os materiais para que pais e cuidadores possam realizar em casa a alimentação parenteral de pacientes (crianças e adultos) que estão à espera de intervenções cirúrgicas. “Esse programa é uma joia. Ele muda a história natural das doenças ao ponto de, em alguns casos, as cirurgias deixarem de ser necessárias”, explica ele. Outro programa diferenciado é o de transplante hepático infantil, um dos únicos serviços do gênero do país.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados