Ortopedia

Expandindo a Excelência em Ortopedia

Ortopedia do Americas se fortalece com o lançamento linhas de serviço na especialidade em vários hospitais da rede

O Sistema de Excelência (SOE) em ortopedia do Americas dará em junho um novo passo em sua missão elevar e equalizar o nível da qualidade da assistência ortopédica nos hospitais da rede. Depois de pilotar com sucesso novas linhas de serviço no Hospital Alvorada Moema – centro de excelência, que funciona como um polo irradiador de boas práticas, inovações tecnológicas, produção científica, ensino e educação continuada –, essas novidades serão multiplicadas no Americas Medical City (Rio de Janeiro/RJ), no Samaritano Higienópolis e Metropolitano (São Paulo/SP), no Promater (Natal/RN), no Santa Joana Recife (PE) e no Alvorada Brasília (DF).

As linhas de serviço abragem o tratamento da osteoartrose de quadril, osteoartrose de joelho e dor lombar baixa, atendendo os pacientes em fluxo precificado desde o diagnóstico até sua plena recuperação. Em sintonia com os princípios do Triple Aim, a meta é conjugar tratamentos aprimorados, melhoria da experiência do paciente e redução de custos, garantindo acesso aos serviços a um número cada vez maior de pessoas.

“Com essas linhas de serviço, obtivemos a padronização do atendimento dos pacientes, impulsionando os padrões de qualidade e segurança dos tratamentos ofertados, com diminuição do tempo de internação e dos custos e melhoria dos indicadores clínicos”, afirma o Dr. Osvaldo Guilherme Pires Nunes, coordenador nacional do SOE em ortopedia.

Os números registrados no Alvorada Moema com os procedimentos de artroplastia total de quadril exemplificam esses ganhos:

  • Redução do tempo médio de permanência no hospital de 4,2 dias para 2,2 dias;
  • Diminuição de utilização de UTI de 78% para 21%;
  • Redução do tempo do início da marcha de 48 para 12 horas.

Cultura de indicadores

As equipes multidisciplinares dos hospitais onde essas novas linhas de serviço serão implantadas seguem em treinamento até o final de maio. Entre as principais tarefas está a estruturação de uma cultura de coleta e gestão de indicadores clínicos e de satisfação dos pacientes. “Indicadores do gênero, que estão na base da medicina baseada em valor, são fundamentais para a implantação e o sucesso dessas novas linhas de serviço”, explica o Dr. Osvaldo.

Além disso, todos seguem comprometidos em elevar os níveis de qualidade e segurança da ortopedia nesses hospitais a fim de consolidar o padrão do sistema do Americas.

Residência em ortopedia

Unidade com foco ortopético, o Alvorada Moema lançará no próximo ano residência médica na especialidade. É mais uma importante conquista para uma unidade que desempenha uma função estratégica dentro do SOE. A residência, que já havia sido validada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia, foi recentemente aprovada pelo Ministério da Educação.

“O Alvorada Moema consolidou-se no cenário nacional como um polo de assistência, ensino e pesquisa de alta qualidade. Foi justamente este tripé que o posicionou dentro da rede Americas como uma referência em ortopedia de alta complexidade”, avalia o Dr. João Carlos Belloti, coordenador de Ensino, Pesquisa e Educação Continuada do Americas na área de ortopedia. “Em uma única semana de maio, foram realizados três reimplantes de polegar”, exemplifica.

O hospital também conta com programas de fellowship em quadril e ombro, residência médica em cirurgia da mão (em atividade há 7 anos), além de uma programação anual de cursos de educação médica continuada aberta a ortopedistas de todo o país. Para este ano, cinco cursos já estão previstos.

No âmbito da pesquisa, a atuação também é expressiva. “Campo fértil para estudos clínicos, o hospital já contabiliza 14 publicações em periódicos científicos nacionais e internacionais de primeira linha, além de ativa participação dos seus especialistas em eventos internacionais, o que ajuda a divulgar a qualidade dos serviços médicos e da medicina praticada no Alvorada Moema”, diz o Dr. João Carlos. Um dos exemplos mais recentes e prestigiosos foi a publicação, neste ano, de um artigo no Journal of Hand Surgery Am, o periódico sobre cirurgia de mãos mais importante do mundo.

O Dr. João Carlos lembra ainda que o fortalecimento do SOE em ortopedia do Americas, por meio do lançamento das novas linhas de serviço ortopédico, também permitirá a ampliação do raio de ação de pesquisa do grupo, abrangendo agora estudos multicêntricos.

“Hoje todas as grandes instituições médicas de renome também se destacam em pesquisa e ensino”, observa o Dr. Osvaldo. “Sempre que há pesquisa, ensino e educação continuada dentro da instituição, isso significa, implicitamente, que ela está comprometida com o desenvolvimento de uma cultura de qualidade médica. Pesquisa, ensino e educação continuada são pilares da excelência assistencial, que se traduzem, no final da linha, em melhor atendimento, mais segurança para o paciente e otimização de custos”, finaliza o Dr. João Carlos.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados