ONA Eye Clinic

Eye Clinic conquista a ONA 3

É o grau máximo da certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), atestando nossos elevados padrões de qualidade e segurança assistencial.

Após auditoria que avaliou estrutura, processos e resultados, a Eye Clinic obteve em julho a acreditação ONA 3, atingindo o grau máximo da jornada que começou em 2016, quando a clínica foi certificada com o nível 1. Após isso, seguiu para o nível 2 na recertificação, em 2018, e alcança agora o patamar mais alto de excelência. Com essa conquista, entra para o seleto grupo de instituições do setor de oftalmologia do Brasil reconhecidas com a ONA 3.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) tem seu modelo de avaliação reconhecido pela Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde (ISQua), parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Nosso objetivo sempre foi alcançar a excelência, garantindo a qualidade da assistência e a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos. Fomos aprimorando nossos processos e, com as auditorias, veio a confirmação de que estávamos no caminho certo”, afirma Adriana Nascimento Campos, gerente operacional da Eye Clinic.

 O trabalho de fortalecimento de processos, redução de riscos, padronização de protocolos para melhorar a eficiência e capacitação de pessoas estratégicas para disseminar a cultura de qualidade e segurança do paciente consolidou a conquista dessa acreditação. “O foco não está apenas no certificado, mas sim em incorporar a cultura de melhoria contínua, que beneficia os pacientes e todo o time envolvido, proporcionando as melhores práticas assistenciais e de gestão”, ressalta Raquel Palm Duarte Ribeiro, gerente administrativa da linha de cuidado oftalmológico do Americas.

Para manter a certificação ONA 3, a Eye Clinic receberá visitas anuais de manutenção e terá uma auditoria de recertificação em 2024. A ordem, portanto, é manter a gestão de melhorias.

Ações de sustentabilidade  

Além da qualidade e da segurança assistencial, os requisitos para obter a ONA 3 incluem o engajamento com as práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança.

Em relação ao meio ambiente, os projetos da Eye Clinic englobaram ações de conscientização de colaboradores e do corpo clínico sobre o consumo consciente de recursos naturais e materiais; o descarte correto de medicamentos vencidos, pilhas e baterias; e a criação de um bicicletário para incentivar a mobilidade sustentável.

No campo social, o projeto Olhar Mágico iniciou o atendimento oftalmológico a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em parceria com o Instituto Viva Melhor. Outra ação, esta já realizada há anos, é o Projeto Catarata do Baixo Amazonas, que reúne anualmente profissionais da Eye Clinic e de outras instituições para atendimento oftalmológico à população ribeirinha com a realização de cirurgias de catarata gratuitamente.

E a governança, fortalecida com o apoio dos time de Compliance e Jurídico do Americas, fechou o ciclo das práticas sustentáveis.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados