Ginecologia Oncológica

Ginecologia Oncológica

05/07/2020

Ginecologia oncológica integrada no Madre Theodora

É o primeiro serviço desse tipo oferecido no interior paulista

Campinas acaba de ganhar o primeiro e único serviço disponível no interior do Estado de São Paulo focado na assistência integral à mulher com câncer ginecológico: o Grupo de Ginecologia Oncológica Integrada e Avançada, lançado em março pelo Hospital e Maternidade Madre Theodora, em parceria com o Instituto Radium.

Reunindo oncologistas clínicos, ginecologistas com pós-graduação em cirurgia oncológica ginecológica, radioterapeutas, ginecologista com especialização em fertilidade, psicóloga e enfermeira oncológica, o serviço inclui:

  • Consultas ambulatoriais
  • Preparação pré-cirúrgica
  • Cirurgias oncológicas e acompanhamento pós-operatório
  • Tratamentos adjuvantes (quimioterapia e radioterapia)
  • Aconselhamento sobre preservação de fertilidade (com especialista do serviço)
  • Aconselhamento e orientações de enfermagem
  • Psicologia especializada em oncologia através de consultas individuais e grupos de terapia

“Em linha com as mais atuais diretrizes para o tratamento oncológico definidas pelas instituições internacionais de primeira linha, o Grupo de Ginecologia Oncológica oferece às mulheres com diagnóstico de neoplasia ginecológica assistência integral e humanizada em um mesmo centro, facilitando o acesso aos especialistas e contribuindo para que recebam os melhores cuidados”, afirma a Dr. Maria Carolina Szymanski de Toledo, coordenadora do Grupo.

Nesse momento tão delicado na vida das pacientes, o serviço traz rapidez e apoio em todas as fases do tratamento, garantindo facilidades como o agendamento unificado de consultas e, sempre que possível, procedimentos no mesmo dia e local, evitando deslocamentos desnecessários. 

Benefícios para todos

Diversos trabalhos científicos demonstram que serviços como o do Madre Theodora fazem com que as pacientes se sintam mais cuidadas, seguras e comprometidas com o tratamento. “Esse conforto, acolhimento e atenção a aspectos funcionais e biopsicossociais, além do cuidado médico tradicional, geram reflexos diretos e positivos na sobrevida das mulheres. Além disso, o tratamento cirúrgico das neoplasias ginecológicas por ginecologistas com pós-graduação em oncologia ginecológica sabidamente aumenta o percentual de sucesso cirúrgico”, destaca a Dra. Maria Carolina.

Os benefícios não se limitam às pacientes. “A literatura médica demonstra claramente que esse padrão de atendimento aumenta as taxas de sucesso das intervenções terapêuticas, reduzindo a necessidade de eventuais retratamentos ou reinternações. Ou seja, o tratamento feito de forma integral e eficaz também contribui para diminuir custos, o que é importante para o sistema como um todo, incluindo as operadoras”, finaliza a Dra. Maria Carolina.

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.

Acontece Americas

Conteúdos relacionados