Ginecologia Oncológica
05/07/2020
Ginecologia oncológica integrada no Madre Theodora
É o primeiro serviço desse tipo oferecido no interior paulista
Campinas acaba de ganhar o primeiro e único serviço disponível no interior do Estado de São Paulo focado na assistência integral à mulher com câncer ginecológico: o Grupo de Ginecologia Oncológica Integrada e Avançada, lançado em março pelo Hospital e Maternidade Madre Theodora, em parceria com o Instituto Radium.
Reunindo oncologistas clínicos, ginecologistas com pós-graduação em cirurgia oncológica ginecológica, radioterapeutas, ginecologista com especialização em fertilidade, psicóloga e enfermeira oncológica, o serviço inclui:
- Consultas ambulatoriais
- Preparação pré-cirúrgica
- Cirurgias oncológicas e acompanhamento pós-operatório
- Tratamentos adjuvantes (quimioterapia e radioterapia)
- Aconselhamento sobre preservação de fertilidade (com especialista do serviço)
- Aconselhamento e orientações de enfermagem
- Psicologia especializada em oncologia através de consultas individuais e grupos de terapia
“Em linha com as mais atuais diretrizes para o tratamento oncológico definidas pelas instituições internacionais de primeira linha, o Grupo de Ginecologia Oncológica oferece às mulheres com diagnóstico de neoplasia ginecológica assistência integral e humanizada em um mesmo centro, facilitando o acesso aos especialistas e contribuindo para que recebam os melhores cuidados”, afirma a Dr. Maria Carolina Szymanski de Toledo, coordenadora do Grupo.
Nesse momento tão delicado na vida das pacientes, o serviço traz rapidez e apoio em todas as fases do tratamento, garantindo facilidades como o agendamento unificado de consultas e, sempre que possível, procedimentos no mesmo dia e local, evitando deslocamentos desnecessários.
Benefícios para todos
Diversos trabalhos científicos demonstram que serviços como o do Madre Theodora fazem com que as pacientes se sintam mais cuidadas, seguras e comprometidas com o tratamento. “Esse conforto, acolhimento e atenção a aspectos funcionais e biopsicossociais, além do cuidado médico tradicional, geram reflexos diretos e positivos na sobrevida das mulheres. Além disso, o tratamento cirúrgico das neoplasias ginecológicas por ginecologistas com pós-graduação em oncologia ginecológica sabidamente aumenta o percentual de sucesso cirúrgico”, destaca a Dra. Maria Carolina.
Os benefícios não se limitam às pacientes. “A literatura médica demonstra claramente que esse padrão de atendimento aumenta as taxas de sucesso das intervenções terapêuticas, reduzindo a necessidade de eventuais retratamentos ou reinternações. Ou seja, o tratamento feito de forma integral e eficaz também contribui para diminuir custos, o que é importante para o sistema como um todo, incluindo as operadoras”, finaliza a Dra. Maria Carolina.
O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.