ComPaixão

Histórias escritas ComPaixão

Programa Compaixão estimula profissionais a identificar – e atender – desejos importantes para os pacientes durante sua internação. Ações alimentam a humanização e marcam pontos positivos na experiência dos pacientes e dos familiares.

Imagine um casamento dentro de uma ambulância, um vídeo do seu ídolo de futebol gravado só para você ou um Papai Noel fora de época que traz o seu brinquedo favorito. Esses e outros acontecimentos que alegram e mexem com o coração de todos os envolvidos têm se multiplicado nos hospitais da rede Americas como parte do ComPaixão, um programa criado pela Diretoria de Atendimento ao Cliente, inspirado no conceito do “Whats matters to you?”.

É exatamente esta pergunta – O que importa para você? –, o ponto de partida para as ações que têm feito com que colaboradores e profissionais do corpo clínico sejam capazes de realizar os desejos de pacientes internados. Batizado na compaixão, um dos valores do UnitedHealth Group Brasil (grupo do qual o Americas faz parte), o programa traduz de uma maneira muito especial o que significa humanização, e suas iniciativas mostram na prática como fazer a diferença para o paciente, tornando mais leve sua experiência, contribuindo para novas atitudes e adesão ao tratamento, o que resulta em desfechos clínicos melhores e mais breves.

“Nossa missão e propósito é ajudar as pessoas a viverem de forma mais saudável. O programa é um dos alicerces dessa missão”, afirma Rita de Cássia Grotto da Fonseca, diretora de Atendimento ao Cliente.

O Compaixão também abrange pacientes em cuidados paliativos e pouco tempo de sobrevida para que ele e familiares possam ter um momento especial, amenizando a forte carga emocional.

“O programa é sobre a experiência das pessoas, sejam pacientes e familiares ou colaboradores e demais envolvidos, que sentem uma verdadeira satisfação por participar de cada ação”, destaca Rita.

Para identificar os anseios dos pacientes, todos os colaboradores são orientados a ouvi-los com atenção e entender seus desejos, o que mais importa para eles no momento, e que os fariam felizes. “O médico também é fundamental nesse entendimento. Em constante contato com o paciente e detentor de sua confiança, ele é um canal de informação valioso e pode estimular que a pessoa exponha seus desejos”, observa Rita.    

Entre julho de 2020 e julho de 2021, o ComPaixão fez a diferença para cerca de 400 pacientes, com os mais diversos tipos de realizações que impactaram suas vidas e a de seus familiares. “Nossa expectativa é encantar mais vidas em 2022 e, para isso, contamos com o engajamento de todos – médicos e colaboradores”, conclama Rita.

Reconhecimento

Semestralmente, a área de Atendimento ao Cliente reconhece com a entrega de troféus aos hospitais e equipes que se destacaram no programa ComPaixão nas categorias: maior número de ações, melhor ação, melhor vídeo e melhor ação relativa à Covid-19 (esta criada no contexto da pandemia). A escolha é feita por um comitê de diretores do UnitedHealth Group Brasil.

Confira os vencedores do 2º semestre de 2020 e 1º semestre de 2021.

2020 - 2° Semestre

● Maior Número de Ações

Hospital Samaritano Higienópolis - 14 ações realizadas

● Melhor Ação

Hospital Paulistano – Batismo nas Águas

O grande sonho da Sra. Valeria, internada há cinco, meses, era ser batizada nas águas, declarando sua fé cristã. O ambiente foi caprichosamente decorado pela equipe de Atendimento ao Cliente e a celebração ocorreu em um clima de muita emoção. No comovente discurso, o casal expressou sua admiração à equipe que ajudou a realizar esse sonho.

• Melhor Vídeo

Hospital Samaritano Higienópolis – Boneco do Batman

Já internado há um mês no hospital, o garoto Marcos Antônio queria mesmo era brincar com seus brinquedos. A equipe, então, o surpreendeu, presenteando-o com um boneco de seu super-herói preferido: o Batman.

• Covid-19

Hospital Paulistano – Vídeo do Rivelino

O desafio de enfrentar a Covid-19 e o isolamento necessário abalaram o Sr. Sérgio, grande admirador da seleção brasileira vitoriosa na Copa de 70. Para alegrá-lo, a equipe conseguiu um vídeo do ex-jogador Rivelino, motivando-o a ficar firme na luta contra a doença.

2021 - 1º Semestre

• Maior Número de Ações

Hospital Santa Joana Recife – 31 ações realizadas

 • Melhor Ação

Hospital Pró-Cardíaco – Bruno e seu casamento

De casamento marcado, Bruno enfrentava um câncer de pele avançado, sem condições de deixar os cuidados médicos. A cerimônia foi preparada com carinho pela equipe e ocorreu na ambulância especialmente decorada para o evento. Foi a realização do sonho dos noivos.

 • Melhor Vídeo

Hospital e Maternidade Madre Theodora – Alexlania na “chárreata”

Gestante internada para repouso e cuidados clínicos, Alexlania estava frustrada por não poder ter seu chá de bebê. A solução criativa foi promover uma “cháreata”, com os convidados passando pelo estacionamento para deixar seus presentes e a futura mamãe mantida em repouso em uma maca devidamente decorada.

Covid-19

Hospital Alvorada Brasília – A “Leoa” e o painel com fotos da família

A Sra. Vitória Emília, a “Leoa”, como foi apelidada pela equipe de assistência, lutou contra a Covid-19 por um longo tempo no hospital, longe das filhas, de quem sentia muitas saudades. Certo dia, ela foi levada para tomar sol, mas a grande surpresa foi um encontro com as filhas. No retorno, encontrou o quarto repleto de fotos da família e assistiu a um vídeo com mensagens de familiares.    

 

Confira as fotos das ações vencedoras aqui.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados