ICOI

ICOI recruta pacientes para novas pesquisas clínicas

No total, são 17 novos estudos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Médicos já podem fazer as indicações.

O Instituto COI (ICOI), centro do Americas Oncologia dedicado ao desenvolvimento de programas de pesquisa e educação nessa área, está recrutando pacientes para participar de 17 novos estudos clínicos, sendo 12 no Rio de Janeiro e 5 em São Paulo.

“Os estudos fluminenses envolvem tratamentos para cânceres de mama, pulmão, gastrointestinal, geniturinário e hematológicos”, informa o Dr. Luiz Henrique Araújo, diretor científico do ICOI. Já os estudos de São Paulo envolvem tumores gastrointestinais, geniturinários e de pulmão.

“Cada pesquisa realiza a testagem de um ou mais medicamentos frente a cenários específicos para cada tipo de câncer”, detalha a Dra. Mariana Monteiro, coordenadora do ICOI São Paulo.

Podem participar dos estudos pacientes do sistema de saúde público (SUS) e privado, que passam a contar gratuitamente com a cobertura do tratamento estabelecido pela pesquisa. Além das capitais, são elegíveis também moradores de outras cidades dos dois estados. Não há limite vagas, e os critérios de elegibilidade são definidos de acordo com cada estudo.

Outras pesquisas

Além dessas novas frentes de pesquisa, seguem em andamento 50 estudos no Rio e 10 em São Paulo. Outros 30 estão em fase de avaliação (26 no Rio e 4 em São Paulo). Esses números ilustram a vitalidade de um instituto, que desempenha papel estratégico dentro da rede de cuidado do Americas Oncologia.

“A pesquisa clínica aumenta a credibilidade dos serviços do nosso grupo no Brasil e nos coloca em linha com o que há de mais inovador no enfrentamento do câncer no mundo”, avalia o Dr. Luiz. “Também garante que nossas equipes médicas e multidisciplinares se mantenham sintonizadas com o que há de mais moderno e efetivo do campo da oncologia”, completa a Dra. Mariana.

Para os pacientes, o instituto significa a acesso a terapias que muito possivelmente serão aprovadas no futuro, levando em conta que a maioria dos estudos do ICOI é de fase III.

ICOI em evolução

O ICOI foi criado em 2008 com o objetivo de garantir que os hospitais e médicos da rede pudessem participar ativamente do processo de inovação e geração de conhecimento na área de oncologia, agregando benefícios ao cuidado dos pacientes com câncer.

Desde 2013, o centro de pesquisa clínica instalado no MDX Medical Center, na Barra da Tijuca (RJ), conta com uma equipe pesquisa clínica, com larga experiência. Em 2019, foi inaugurada uma filial do ICOI em São Paulo, junto ao Hospital Paulistano, o que permitiu a ampliação das pesquisas clínicas do Instituto no estado.

Informações e contatos

Mais informações sobre o ICOI podem ser obtidas em http://institutocoi.org/instituto-coi/ e por meio de aplicativo exclusivo para médicos, disponível na App Store e no Google Play. Pelo aplicativo, os médicos têm acesso à lista de estudos abertos e podem fazer as indicações. O contato também pode ser feito por telefone ou e-mail:

Pacientes do Rio de Janeiro

Fones – (21) 3385-2088 e (21) 96845-7879 – Contato: Thamirez Vieira

E-mail: centrodepesquisa@institutocoi.org

Pacientes de São Paulo

 Fones – (11) 3141-1083 e (11) 99894-1274 – Contatos: Fabyane Garcia e Perla Andrade

E-mail: fabyanegarcia@institutocoi.org

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país