IEP

IEP, nosso polo de produção e difusão de conhecimento técnico e científico

Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) congrega uma parte das atividades do UnitedHealth Group Brasil nessa área.

Instituto de Ensino Pesquisa (IEP) é o nome do polo de educação médica, geração e compartilhamento de conhecimentos técnicos e científicos do UnitedHealth Group Brasil. De estrutura matricial, ele coordena as iniciativas de ensino e pesquisa que estão disseminadas nas unidades do grupo. Fisicamente, está instalado no bloco E do complexo Americas Medical City, na Barra da Tijuca (RJ), abrangendo o Centro de Educação e Treinamento Edson Bueno (CETEB) e o Ircad-Rio.

O Ceteb leva o nome do fundador da Amil, Dr. Edson Bueno, visionário que considerava a educação continuada em saúde um dos pilares para o incremento dos padrões de excelência em saúde. Inaugurada em julho de 2017, a unidade nasceu de uma parceria com o Ircad, o prestigiado instituto francês de Treinamento em Técnicas Cirúrgicas Minimamente Invasivas e Robótica.

Até hoje, são 46 cursos promovidos a partir dessa iniciativa, ou seja, 46 ciclos de formação desenhados pelo Ircad na França e replicados no Brasil. Cerca de 2 mil profissionais brasileiros e de outros países latino-americanos já foram treinados. Na agenda deste ano, estão confirmados mais 26 cursos, que devem formar mais mil alunos.

O CETEB se destaca também por sua diversificada programação própria, com cursos, treinamentos, eventos e pesquisas clínicas, formando e impactando positivamente a carreira de profissionais de diversos níveis – de jovens residentes até os mais experientes médicos e demais especialistas do campo da saúde. Além disso, o CETEB estabelece frequentemente parcerias com empresas e entidades médicas interessadas na sua expertise de ensino e treinamento.

“Entre os grandes diferenciais do CETEB, estão sua estrutura física e tecnológica, os inovadores modelos didáticos adotados nos cursos e a alta qualificação do corpo docente, que conta com nomes nacionais e internacionais de referência”, destaca o Dr. Paulo Cesar Silva Pereira de Souza, diretor de Ensino e Pesquisa do UHG Brasil.

Ele lembra, ainda, que o CETEB coleciona várias realizações, como ter sido o primeiro centro do Brasil certificado pela Intuitive, pioneira do desenvolvimento da tecnologia de cirurgia robótica, e um dos poucos habilitados a aplicar treinamentos com modelos vivos. Os cursos também contam com outros recursos didáticos, como avançados modelos fabricados com silicone.

Polo de pesquisa

Atualmente, estão vinculados ao IEP os centros de pesquisas dos seguintes hospitais do grupo: da Luz, Samaritano Paulista, Samaritano Higienópolis, Paulistano, Pró-Cardíaco e Americas Medical City. “Esses são os centros que organizam e promovem pesquisas, sendo legalmente reconhecidos como polos de pesquisa científica. Isso, porém, não quer dizer que só fazemos pesquisas nesses hospitais. Determinadas pesquisas podem ser estendidas para outras unidades do UHG Brasil”, detalha o Dr. Paulo César.

O Instituto COI é o braço do IEP dedicado às pesquisas oncológicas. Atualmente, estão em andamento aproximadamente 80 projetos. “A oncologia é a área que tem mais projetos científicos em andamento, seguida pela cardiologia, com cerca de 30 projetos, e novas áreas estão em desenvolvimento, como ortopedia, neurologia e infectologia, esta última especialmente impulsionada pelos desdobramentos da COVID-19”, elenca o Dr. Paulo Cesar. O grande foco são as pesquisas clínicas de testagem de medicamentos em ambientes controlados e, mais recentemente, despontam as pesquisas de mundo real, as pesquisa de fase 4.

A qualidade desses estudos alimenta um fluxo de crescente de publicações em periódicos científicos e apresentações em congressos científicos. Só em 2020, em plena crise na saúde, foram produzidos 41 artigos científicos.

Residência e pós-graduação

O IEP também coordena os 34 programas de residência que são idealizados e executados pelos hospitais do grupo. São 15 nas unidades do Americas e 19 nos hospitais da Amil, com um total de 154 residentes. Outra frente em crescimento no Instituto é a pós-graduação, com dois cursos já chancelados pelo Ministério da Educação ­– um realizado em parceria com a PUC-RJ e o outro com a Afya, empresa especializada na formação de médicos.

Segundo o Dr. Paulo Cesar, o binômio ensino e pesquisa é fundamental na busca do Quadruple Aim da Medicina: aumentar a saúde da população, oferecer a melhor experiência ao paciente, reduzir custos per capita ampliando o acesso aos serviços e melhorar a experiência e a satisfação dos profissionais que cuidam da saúde da população.  “Todas as nossas atividades estão alinhadas ao Quadruple Aim, visando que os profissionais envolvidos na nossa programação estejam mais qualificados para impulsionar um ou mais desses objetivos. Estamos falando de uma ambição com potencial de impactar o cenário nacional e latino-americano da saúde”, afirma ele. “Estamos nos consolidando cada vez mais como um ator importante na qualificação dos profissionais nesse novo ambiente da saúde”, finaliza o Dr. Paulo Cesar.

Estrutura do CETEB

  • Auditório para 150 pessoas com recursos de broadcasting com telão de projeção de 180◦ com tecnologia 3D; duas cabines para serviços de tradução simultânea; integração total com centro cirúrgico, com envio e recebimento de imagens e áudio de câmeras internas e externas;
  • Dois laboratórios, com 18 estações de videocirurgia para treinamento em procedimentos minimamente invasivos em diversas especialidades;
  • Simuladores de cirurgia robótica (Da Vinci Xi) e vídeo-laparoscopia;
  • Aparelho para angiografia (Artis Pheno, da empresa Siemens) de última geração, o único destinado a treinamento do Brasil;
  • Lobby com som ambiente e videowall (15 monitores e exibição de até três conteúdos distintos nos monitores);
  • Salas para treinamento teórico;
  • Equipamentos de ultrassonografia;
  • Intensificador de imagem.

Simulação Realística em Monitorização Hemodinâmica

O Instituto de Ensino Pesquisa (IEP) promoverá em julho o curso Simulação Realística em Monitorização Hemodinâmica, direcionado a otimizar e melhorar os desfechos de cirurgias e procedimentos de grande porte e nos pacientes críticos em geral. São cinco horas de aulas teóricas online (10 aulas de cerca de 30 minutos) nas duas semanas que antecedem a prática presencial, agendada para o dia 31 de julho, um sábado.

“Nesse dia, na parte da manhã, teremos uma cirurgia transmitida ao vivo para o auditório do IEP onde estarão os alunos do curso”, conta o Dr. Rafael Almeida, que coordena o curso ao lado dos médicos Gabriel Souto e Bruno Gruida. Na ocasião, os alunos poderão discutir os dados obtidos em tempo real pelos dispositivos de monitorização instalados junto ao paciente. “À medida que as repercussões ocorram ao longo cirurgia, os alunos poderão interpretar esses dados à luz do que já foi estudado e de novas informações científicas que serão apresentadas de forma simultânea”, completa o Dr. Rafael.

A parte da tarde está reservada à simulação realística em tecido vivo. “Neste caso, poderemos simular situações mais extremas do ponto de vista hemodinâmico, que podem ser encontradas na prática clínica. A ideia é reforçar conceitos de conduta”, pontua o Dr. Rafael. Em outro módulo, também serão usados manequins vivos para o treino da identificação de estruturas com aparelho de ultrassom. No final da tarde, uma cirurgia conduzida por professor-cirurgião será realizada em um suíno, possibilitando a interação do corpo discente. Os alunos também terão a chance de atuar na montagem e implantação dos dispositivos de monitorização no modelo vivo.

Essa sessão de formação é dirigida a alunos de graduação (5º e 6 º anos), médicos especializados em terapia intensiva, clínicos médicos e anestesiologistas. Esta é uma primeira versão customizada de um curso mais amplo do Ircad. Diferentemente do original, o curso do IEP foca e aprofunda no tema da monitorização hemodinâmica.

INSCRIÇÃO

Para se inscrever (até o dia 10/07), preencha o formulário:: https://forms.office.com/r/YVZjJHBwj3

FALE CONOSCO

Para mais informações sobre o IEP e sua programação, contate nossos canais de atendimento:
E-mail: comunicacaoiep@uhgbrasil.com.br

WhatsApp: (21) 99625-8144

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados