Ircad América Latina

Ircad América Latina estreia no mundo da formação EAD

Curso para residentes é o primeiro na modalidade de ensino a distância. Novidade chega em meio às comemorações dos quatro anos da parceria Ircad e CETEB.

 O Centro de Educação e Treinamento Edson Bueno (CETEB) e o Ircad, renomado instituto francês para Treinamento em Técnicas Cirúrgicas Minimamente Invasivas e Robótica, comemoram quatro anos de parceria com uma ação pioneira: o lançamento do Curso de Cirurgia Geral Laparoscópica para Residentes na modalidade EAD, o primeiro do tipo do Ircad América Latina.

A primeira edição do curso, que se alinha ao propósito de ofertar conteúdos teóricos aprofundados, foi realizada em abril, abrangendo uma turma de 120 alunos. “Esse conteúdo é pré-requisito fundamental para o melhor desempenho dos alunos no laboratório e na sua prática diária”, destaca o Dr. Armando Melani, diretor técnico e científico do Ircad América Latina, lembrando que, por meio do EAD, o aluno pode interagir com os professores, trocar experiências e aprender em um moderno ambiente virtual, além de contar com a flexibilidade de horários e disponibilização online de todos os conteúdos didáticos.

O EAD possibilita que os alunos cheguem mais preparados às unidades onde realizarão a parte presencial da formação (unidades Rio de Janeiro e Barretos), alavancando o aproveitamento dessa parte prática. Ao final de cada módulo do curso (são cinco ao todo), o aluno precisa responder a um questionário sobre o conteúdo e só passa para a próxima etapa se obtiver aprovação mínima. A avaliação contínua dos discentes também permite aos coordenadores do curso realizar modificações nas grades EAD e presenciais, de acordo com necessidades identificadas.

A próxima edição do Curso de Cirurgia Geral Laparoscópica para Residentes está agendada para setembro.  Daí para frente, a meta é expandir o EAD para outros cursos e especialidades. “O próximo projeto a entrar na plataforma será um curso voltado à cirurgia robótica”, adianta Marina Grangeiro, gerente administrativa do CETEB e do Ircad América Latina, unidade Rio de Janeiro. Segundo ela, a pandemia acabou acelerando o projeto de EAD, que já era uma meta do Ircad. “Mas dado o cenário atual, tivemos de nos adaptar de maneira mais imediata, visando sempre atender às expectativas e demandas dos nossos alunos”, acrescenta ela.

Sólida parceria

Nos últimos quatro anos, a unidade do Ircad América Latina no Rio de Janeiro já ofereceu 82 cursos das mais diversas especialidades, incluindo formações conduzidas por professores internacionais.  Além disso, foram promovidos vários seminários online e também o IRCAST,  podcast direcionado à formação humanizada dos profissionais de saúde. “Todas essas iniciativas são estruturadas para qualificar profissionais de saúde para que possam colocar em suas práticas cotidianas os princípios do Quadruple Aim do Institute for Healthcare Improvement (IHI): ter bons resultados assistenciais, boa experiência do paciente, custos sustentáveis e satisfação da equipe assistencial”, enfatiza o Dr. Paulo Cesar Silva Pereira de Souza, diretor de Ensino e Pesquisa do UnitedHealth Group Brasil, grupo que engloba o CETEB e possui parceria com a unidade do Rio de Janeiro do Ircad América Latina.

A unidade do Rio de Janeiro do Ircad América Latina ocupa um dos blocos do complexo hospitalar da rede Americas, que inclui os hospitais Samaritano Barra e Vitória Barra, além de uma das clínicas do Oncologia Americas e outros serviços médicos. “Há uma grande integração entre o Ircad e esses hospitais. Cirurgias ao vivo são transmitidas do centro cirúrgico dessas instituições para o Ircad, dando uma dimensão mais real aos cursos e permitindo uma vivência e interação mais profundas, o que é muito vantajoso para o aprendizado”, destaca o Dr. Paulo Cesar.

O aniversário da parceria entre CETEB e Ircad América Latina vem sendo celebrado desde junho por meio de diversas ações de marketing, além de campanhas de desconto em alguns cursos. “Será lançado em breve um vídeo institucional comemorativo que contará a nossa trajetória ao longo desses quatro anos”, informa Marina. E, como presente de aniversário dos quatro anos do CETEB, está prevista para os próximos meses a inauguração de um novo equipamento dedicado exclusivamente a treinamentos: um angiógrafo de última geração, o Artis Pheno, propiciando sessões de capacitação avançadas.

Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país