Junho Vermelho e Laranja

Junho Vermelho e Laranja

Mês contempla duas datas de saúde: uma dedicada à doação de sangue e outra à prevenção de queimaduras. Americas tem serviços e iniciativas importantes nessas duas frentes.

Instituído em 2015 pelo Ministério da Saúde para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue para ajudar a salvar vidas, o Junho Vermelho de 2021 chegou com um desafio ainda maior: em razão da pandemia, muitos doadores preferiram ficar longe dos hemocentros, o que fez o volume de doações no país cair cerca de 20%. Com materiais de comunicação em suas unidades e conteúdos nas redes sociais, o Americas se engajou nesse esforço, estimulando a doação e mostrando todas as medidas de prevenção implantadas para garantir a segurança dos doadores.

Suas unidades também se mobilizaram e adotaram estratégias especiais no período para garantir estoques que atendessem às necessidades. A Unidade de Hemoterapia e Terapia Celular do Hospital Samaritano Higienópolis, por exemplo, apostou no mapeamento do cadastro de doadores e em cuidados especiais que dessem tranquilidade às pessoas, como sala especial de pré-triagem e agendamento de horários. “Mesmo durante a pandemia, não tivemos problemas com estoques e conseguimos suprir toda a demanda. As iniciativas permitiram, inclusive, aumentar em 40% os doadores de repetição”, conta o Dr. José Roberto Luzzi, diretor da Unidade. A excelência do atendimento é reconhecida pelos doadores, com aprovação de mais de 96% em pesquisa de satisfação.

Por mês, a Unidade de Hemoterapia e Terapia Celular do Samaritano Higienópolis recebe cerca de 700 doadores e realiza entre 800 e 1.000 transfusões de hemocomponentes, todos devidamente testados por sorologia para doenças transmissíveis e aferidos pelo controle de qualidade.

Entre as tecnologias de ponta adotadas na unidade, está a recuperação intraoperatória, que permite a utilização do sangue do próprio paciente, diminuindo o uso de hemocomponentes, principalmente para casos de sangue raro, tornando o procedimento mais seguro.  

O banco de sangue supre os pacientes oncológicos na sua totalidade por procedimento de plaquetas obtidas por aférese e realiza exames microbiológicos em 100% das unidades. “A utilização de bolsas com filtros inline permite um aumento da segurança transfusional e menor risco de reações transfusionais”, diz Dr. Luzzi. O setor de imuno-hematologia está equipado com diversos painéis sorológicos, além de automação da mais alta tecnologia.  .

A segurança do processo no Samaritano Higienópolis engloba dezenas de procedimentos padronizados, acompanhados pela área de Controle de Qualidade, além de indicadores para aferição da efetividade do sistema. “Os padrões de excelência da Unidade são atestados por diferentes acreditações, entre elas Joint Commission International (JCI), Certificado de Qualidade Elite da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) e, recentemente, conquistamos o reconhecimento máximo da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) como hospital referência AABB no Brasil”, destaca o Dr. Eduardo Pinheiro Zarattini Anastácio, coordenador do Centro de Infusões, Medicina Diagnóstica e dos Ambulatórios de Especialidades.

Alvorada Brasília: serviço especializado no atendimento de queimaduras

Conscientizar sobre a prevenção de acidentes que resultam em queimaduras é o objetivo da campanha do Junho Laranja e também do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras (6 de junho). “Ações desse tipo são importantes, pois grande parte das queimaduras é causada por acidentes evitáveis, seja em casa, no trabalho e até em momentos de lazer, como no churrasco com amigos”, observa o cirurgião plástico Dr. Gilberto Aguiar, coordenador médico do Ambulatório de Especialidades do Hospital Alvorada Brasília. “Feridas de queimaduras podem facilmente inflamar e infeccionar. Sem os cuidados adequados, até casos inicialmente simples pode evoluir para complicações. O tratamento por uma equipe especializada é fundamental, pois faz toda diferença na recuperação”, acrescenta ele.

É esse cuidado que os pacientes encontram no Ambulatório de Curativos e Feridas do Alvorada Brasília, que conta com uma equipe de cirurgiões plásticos especializados no atendimento de queimaduras de baixa e média complexidade. Além de realizar procedimentos e acompanhar os pacientes durante toda a recuperação, esses profissionais também assessoram em tempo integral os cirurgiões do Pronto-Socorro, porta de entrada de grande parte dos pacientes que sofrem queimadura. “Em caso de dúvida de conduta, os cirurgiões do serviço de emergência têm à disposição especialistas em feridas de queimaduras para todo o suporte técnico necessário. Esse apoio é um diferencial exclusivo do Alvorada Brasília em relação às demais instituições privadas da região”, diz o Dr. Gilberto.

Curativos específicos para feridas de queimaduras e enxertos de pele estão entre os procedimentos disponibilizados. “Além da expertise da equipe, dispomos de toda a estrutura de equipamentos necessários, como os usados na retirada de pele, e oferecemos os mais modernos tratamentos da área, como a tecnologia de curativo a vácuo, com pressão negativa, que acelera o processo de cicatrização”, destaca o Dr. Gilberto.

A estrutura do hospital está disponível para os casos que exigem internação ou procedimentos cirúrgicos. E, em sintonia com as melhores práticas médicas, a desospitalização é realizada o mais brevemente possível. Depois, os pacientes seguem fazendo curativos e sendo acompanhados pela equipe do Ambulatório de Curativos e Feridas. “É uma medida que minimiza o risco de infecções hospitalares e melhora a qualidade de vida do paciente durante sua recuperação”, observa o Dr. Gilberto.

O serviço do Alvorada Brasília tornou-se referência no tratamento de queimaduras de baixa e média complexidade na região, inclusive recebendo constantemente pacientes indicados por profissionais de outros hospitais particulares da cidade.  

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados