Laudo Cardiológico

Laudo Integrado de exames cardiovasculares de imagem

Implantada no Hospital Pró-Cardíaco, iniciativa congrega grupo de especialistas para elaboração de um laudo único.

Não raro, distintos exames de imagem podem indicar diagnósticos inconclusivos e até mesmo contraditórios. Foi essa realidade que inspirou o Serviço de Imagem do Hospital Pró-Cardíaco a criar o Laudo Integrado. A iniciativa envolve a avaliação conjunta de diversos exames de um paciente por um grupo de especialistas de Medicina Nuclear, Radiologia e Cardiologia para a emissão de um laudo conclusivo,que auxilia o médico na tomada de decisão do tratamento.

“O Laudo Integrado contempla um cenário da medicina em que, cada vez mais, as doenças precisam ser analisadas sob a perspectiva de multimodalidades. Assim, agregamos valor aos serviços diagnósticos e amparamos o trabalho do médico, que muitas vezes precisava buscar opiniões de outros especialistas sobre os resultados de exames”, afirma a Dra. Juliana Serafim da Silveira, radiologista do Pró-Cardíaco, especialista em imagem cardiovascular.

O trabalho abrange exames cardiovasculares de imagem como tomografia computadorizada, ecocardiograma, ressonância magnética e cintilografia.Pacientes que realizam mais de um destes exames em um período de 30 a 45 dias têm seus resultados encaminhados automaticamente pelo sistema do hospital para o grupo de avaliação. Os médicos também podem solicitar diretamente no sistema a inclusão de casos para avaliação.

Formado por profissionais experientes, o grupo do Laudo Integrado se reúne semanalmente para avaliar e debater caso a caso, chegando a um consenso para emissão de um laudo único, que é então encaminhado para o médico do paciente. “Munidos de mais informações e com a expertise de cada um, o grupo garante resultados mais bem embasados e um diagnóstico mais assertivo”, ressalta a Dra. Juliana. “Evidentemente, a decisão sobre o tratamento fica sempre a cargo do médico, levando em consideração o quadro clínico, as necessidades e preferências de seu paciente”, completa ela.

Benefícios variados

Os benefícios do Laudo Integrado são abrangentes. Os médicos contam com um laudo conclusivo, elaborado a partir de sólidas bases técnicas. Os pacientes têm mais segurança no diagnóstico, o que direciona para o tratamento que trará melhores resultados. E o sistema de saúde como um todo também ganha, pois evita-se a repetição de exames que antes geravam dúvidas ao serem analisados fora de um contexto e agiliza-se a definição de diagnósticos que poderiam se estender sem uma conclusão fundamentada e discutida por um time de especialistas. 

“O envolvimento dos chamados heartteams, formados por especialistas de diferentes segmentos na avaliação de casos, é uma tendência mundial, que agrega valor para o melhor resultado nos tratamentos, e o Laudo Integrado faz parte da adoção dessa filosofia no Pró-Cardíaco”, afirma a Dra. Juliana.

Com boas razões, um webinar realizado em julho para reforçar a divulgação do Laudo Integrado Cardiovascular, acabou atraindo a atenção também de médicos de outras especialidades.“A iniciativa foi muito bem aceita e poderá ser estendida inicialmente para a área de Oncologia”, informa a Dra. Juliana.

 

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país