Maio Amarelo

Maio Amarelo: traumas faciais são comuns nos acidentes de trânsito

Unidades do UHG contam com centros especializados em cirurgia bucomaxilofacial. Vítimas de acidentes de trânsito representam cerca de 40% dos pacientes.

Instituído pela ONU em 2014, o Maio Amarelo é um mês dedicado ao debate e à conscientização sobre o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito e a importância da adoção de medidas para reduzir essas ocorrências. O problema é mundial e envolve, além da perda de vidas, gastos elevados no tratamento dos feridos, que podem ter sequelas para o resto da vida.

Estima-se que o custo da recuperação e reabilitação dos envolvidos em acidentes de trânsito possa atingir entre 1% e 3% do PIB de um país. Só com traumas de face, que ocorrem em 70% dos pacientes com múltiplas fraturas, o gasto pode chegar a 5% do orçamento de saúde.

“Face e cabeça estão muito expostos e são facilmente afetados nos acidentes, com traumas que podem acarretar problemas funcionais, como dificuldade de respiração, fala e mastigação, além de deixar cicatrizes que afetam a autoestima, culminando em distúrbios psicológicos e prejuízo social”, afirma o Dr. Daniel Falbo, coordenador do Sistema de Excelência (SOE) do Núcleo de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do UnitedHealth Group Brasil (UHG Brasil).

Pelos impactos de alta intensidade, as colisões e atropelamentos podem causar fraturas bastante complexas, que afetam praticamente todos os ossos da face (fraturas panfaciais), algo frequente em acidentes que envolvem motos. Nesses casos, é comum existirem fraturas e lesões em diferentes ossos e órgãos. 

Centros especializados

Para essas vítimas faz toda a diferença contar com equipes especializadas, assistência multidisciplinar e uma adequada estrutura hospitalar. Focado nesse objetivo, o Americas implantou uma linha de serviço especializada em ortopedia e cirurgia bucomaxilofacial. 

O serviço é disponibilizado no Hospital Samaritano Paulista e no Hospital Alvorada, 24 horas por dia, sete dias por semana. “Nesses centros, cobrimos todo o ciclo de atendimento: entrada do paciente no pronto-socorro, diagnóstico, cirurgia e reabilitação com fisioterapia. Todos os profissionais são preparados para atender traumas e contam com o que existe de mais moderno em termos de tecnologia”, destaca o Dr. Daniel. Além das unidades do Americas, o serviço também está disponível no Hospital Next Santo Amaro, da rede Amil.

Desde que o serviço foi implantado em janeiro de 2019 até abril deste ano, os centros de bucomaxilofacial dos hospitais do Americas e da Amil já realizaram 718 cirurgias de fratura de face, sendo que 40% dos pacientes eram vítimas de acidentes de trânsito. Geralmente, o paciente é operado em 24 horas e, se não houver outros ferimentos, é liberado em até três dias. Grande parte dos procedimentos é feita por acessos intraorais, que não deixam cicatrizes.

Com estrutura de vanguarda, os centros contam com tecnologia de ponta, como aparelhos de tomografia computadorizada que fornecem imagens da alta precisão para o diagnóstico. Um software faz simulação virtual do procedimento e gera a impressão 3D de crânio e cabeça para moldar as placas e outros materiais necessários para cada paciente, evitando que tenham de ser adaptados durante a intervenção cirúrgica. “Isso permite reduzir em 40% o tempo de cirurgia e anestesia geral, com menos risco de imprevistos e melhor resultado estético”, informa o Dr. Daniel.

Além da assistência, as equipes da área estão envolvidas em atividades de pesquisa, produzindo e publicando estudos sobre o tema em revistas científicas. Também há aperfeiçoamento constante por meio de intercâmbio cientifico internacional com centros de cirurgia bucomaxilofacial do mundo todo.

Em breve, o serviço será levado para outras cidades onde o grupo UHG está presente, começando pelo Rio de Janeiro, que terá centros similares aos de São Paulo no Americas Medical City e no Hospital Pasteur, da Amil.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados