Melhores práticas - Selo Canadense

Melhores práticas - Selo Canadense

18/02/2020

Anestesiologia do Alvorada Brasília ganha selo canadense

Parceiro prestador desse serviço para o hospital é a primeira entidade médica fora de São Paulo certificada pela QMentum Internacional

A excelência dos serviços de anestesiologia do Hospital Alvorada Brasília foi reconhecida em dezembro com a certificação QMentum Internacional Diamond, selo canadense que estabelece e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança em diversos segmentos da área de saúde, entre eles serviços de anestesiologia. Essa certificação específica é a única reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

A conquista foi obtida pela Saitg - Sociedade de Anestesia e Inaloterapia de Taguatinga, organização médica que presta serviço ao Alvorada Brasília e agora é a única entidade brasileira fora da cidade de São Paulo com essa certificação. “Já trabalhávamos com protocolos próprios, mas queríamos ir além, agregando padrões que pudessem nos dar base para comparações com os melhores serviços de anestesiologia do mundo”, conta o Dr. Pablo Pedrosa Guttemberg, diretor de qualidade da Saitg para o Alvorada Brasília.

O nível de maturidade dos serviços da Saitg a ajudou atravessar com facilidade as mais de mil folhas do guideline da QMentum Internacional. Previsto para durar 24 meses, prorrogável por até um semestre, todo o processo de preparação e avaliação transcorreu em apenas 15 meses. “Já tínhamos uma boa parte dos indicadores exigidos organizados e uma cultura de qualidade e segurança bem solidificada”, explica o Dr. Pablo.

Segundo ele, os ajustes realizados, como a adoção de novos procedimentos operacionais, agregaram muito mais que segurança e qualidade aos serviços. “Além de mitigar riscos para os pacientes e médicos e contribuir decisivamente para a melhoria dos serviços e da experiência do paciente, a padronização monitorada dos procedimentos da anestesiologia é estratégica para diminuir os custos operacionais dos hospitais”, detalha. “Com um processo gerenciado desenhado e continuamente mensurado, não há espaço mais para o ‘eu acho’. O paciente tem dor? Tem fome? Sente frio? Se tudo é medido, as intervenções são mais efetivas”, conclui o Dr. Pablo.

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.

Acontece Americas

Conteúdos relacionados