Neurologia

Monte Klinikum é referência em neurologia no Ceará

Hospital se consolida como um diferenciado polo de cuidados neurológicos, com serviços que agregam valor para os pacientes e para o sistema de saúde.

Após um ano de lançamento do Serviço de Excelência em Neurologia (SoE), o Hospital Monte Klinikum, de Fortaleza, consolidou-se como referência no atendimento aos pacientes neurológicos no estado do Ceará. A razão disso foi a sua capacidade de colocar em prática os princípios da sustentabilidade em medicina preconizados pelo Triple Aim: a oferta do tratamento mais efetivo, capaz de gerar a melhor experiência do paciente e com o melhor custo-benefício para todas as partes envolvidas no sistema de saúde.

“Temos hoje a melhor equipe de neurologia clínica, neurocirurgia e neurointervenção da cidade. Além desse time trabalhar de forma integrada, colocando sempre o paciente e suas necessidades no centro das atenções, nossos atendimentos seguem protocolos internacionais”, afirma o Dr. João José Carvalho, coordenador do SoE de Neurologia para a Região Nordeste e Centro-Oeste do Americas Serviços Médicos e coordenador da equipe neurologia do Monte Klinikum.

Todos os pacientes que chegam ao hospital com déficit neurológico são atendidos conforme o protocolo de AVC, e queixas de dores na cabeça são conduzidas a partir do protocolo de cefaleia. Ou seja, essas diretrizes abarcam a quase totalidade dos motivos que levam as pessoas a procurar um serviço neurológico. “Além de garantir as melhores práticas baseadas em evidência, protocolos ajudam a baratear o custo da assistência”, destaca o Dr. João, lembrando que “não há nada mais caro que um AVC mal conduzido desde a emergência”.

Outro trunfo dos protocolos é sua capacidade de dar celeridade aos atendimentos, fator imprescindível no caso de doenças tempo-sensíveis, como o acidente vascular cerebral. Nesse quesito, o desempenho do SoE do Monte Klinikum impressiona. Enquanto as diretrizes internacionais recomendam que o tempo porta-agulha (intervalo entre a chegada do paciente ao hospital e o início da terapia trombolítica) não ultrapasse os 60 minutos, o tempo médio do Monte Klinikum é de apenas 21 minutos.

“Temos uma equipe de neurologistas apta a realizar quaisquer procedimentos neurológicos, incluindo os cirúrgicos e os de hemodinâmica, conduzidos pelos nossos neurointervencinistas”, frisa o Dr. João. São profissionais que, além de se destacarem pelo alto nível técnico e científico, atuam com espírito de time, discutindo cada caso a fim de estabelecer a conduta mais indicada para o paciente. Soma-se a esse grupo uma equipe multiprofissional especializada no atendimento dos pacientes neurológicos composta por enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos.

O Pronto Atendimento do Hospital conta com neurologistas de plantão todos os dias das 7h00 às 19h00 e de sobreaviso das 19h00 às 7h00. O hospital tem 20 leitos de internação dedicados aos pacientes neurológicos e 27 leitos de UTI.

A estrutura tecnológica do SoE também ajuda a fazer a diferença, incluindo equipamentos de última geração, como a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e a angiografia, além de exames neurofisiológicos, como a monitorização eletroencefalográfica contínua. O centro cirúrgico está equipado com microscópio cirúrgico que é considerado o estado da arte para as intervenções neurocirúrgicas.

Trata-se, enfim, de um conjunto de recursos que permite oferecer o que há de melhor em termos de cuidados neurológicos: equipe integrada de neurologia, protocolos gerenciados e estruturas diagnósticas e terapêuticas de primeira linha. Tudo isso reunido com a qualidade e o compromisso com a sustentabilidade que caracterizam o grupo Americas e com o objetivo de promover a saúde e o acesso a um número cada vez maior de pacientes.   

Saiba mais

Além da completa linha de cuidados, o Hospital Monte Klinikum conta com outros quesitos que marcam pontos positivos na experiência do paciente, como a excelente localização (Rua República do Líbano, nº 747, no bairro do Meireles, em Fortaleza), além de instalações confortáveis, padrões internacionais de segurança do paciente e atendimento humanizado.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg 0.02
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados