Certificação Alvorada

Novas certificações no Alvorada Moema e Vitória Anália Franco

Os dois hospitais receberam reconhecimentos de organizações internacionais, um por programa na área de ortopedia e outro no campo da cirurgia bariátrica.

O programa de Cuidado do Paciente Pós-Fratura rendeu ao Hospital Alvorada Moema a certificação Silver Standard 2021, concedida pela International Osteoporosis Foundation no contexto do programa Capture The Fracture, que tem por objetivo estimular as instituições de saúde a adotarem iniciativas de prevenção de fraturas secundárias e promover a adoção das melhores práticas assistenciais.

O Centro de Excelência em Ortopedia do Alvorada Moema, que faz parte do Sistema de Excelência Ortopedia Americas, segue o modelo de linha de cuidado multidisciplinar integrado e envolve todas as etapas da assistência, incluindo reabilitação e monitoramento após a alta. É isso que acontece no programa direcionado a pacientes com fragilidade óssea (osteoporose), geralmente idosos que sofreram fraturas primárias de vértebra, quadril ou rádio distal, submetidos tanto a tratamentos cirúrgicos como não cirúrgicos.

“Esses pacientes recebem um cuidado multidisciplinar para avaliar seu estado geral e tratar a fratura. Nesse processo, também levantamos possíveis problemas que podem aumentar o risco de queda, como dificuldade de cognição e deficiência nutricional, e damos toda a orientação para a etapa de reabilitação”, explica o Dr. Osvaldo Pires, diretor do Sistema de Excelência Ortopedia Americas, lembrando que a equipe do hospital inclui ortopedista, geriatra, anestesista, nutróloga, enfermeira, fisioterapeuta motora e respiratória, nutricionista, fonoaudióloga e psicóloga.

Na alta, além de prescrição de medicamento, o paciente já recebe orientação de retorno para acompanhamento ambulatorial com ortopedista e geriatra. Quando a fratura está consolidada, são feitos exames laboratoriais e densitometria óssea para um tratamento direcionado e eficaz da osteoporose, que contribua para evitar segunda fratura.

“O Silver Standard é um reconhecimento do nosso processo de cuidado multidisciplinar, garantindo que estamos em conformidade com as normas da instituição, sempre buscando os melhores resultados e desfechos”, diz o Dr. Osvaldo. “Essa certificação tem o diferencial de ser específica para o cuidado com o paciente. É uma conquista que reafirma nosso propósito de ter o paciente sempre no centro de nossas atividades”, completa o Dr. Marcelo Sartori, diretor executivo do hospital.

Alguns indicadores do Alvorada Moema no cuidado de pacientes idosos (acima de 65 anos) com fratura de quadril

  • O índice de mortalidade em até um ano após a fratura é de 11% no Alvorada Moema, contra uma média geral de 25%;
  • 50% dos pacientes conseguem retornar ao mesmo nível de atividade anterior à fratura (a média geral é de apenas 25%);
  • 96% dos casos são submetidos a cirurgia nas primeiras 24 horas e 97% em 48 horas no Alvorada Moema;
  • 44% dos pacientes vão para UTI (anteriormente, o índice era de 92%);
  • 81% dos pacientes conseguem levantar da cama nas primeiras 24 horas do pós-operatório;
  • 89% dos pacientes têm alta em cinco dias.

O programa do Alvorada Moema também está sendo expandido para os hospitais Samaritano Barra e Vitória Barra, no Rio de Janeiro, que também deverão buscar a certificação.

Com seu Silver Standard, o Alvorada Moema já está no mapa do Capture The Fracture, que traz as instituições de saúde de todo o mundo reconhecidas pelas melhores práticas. Saiba mais, acessando https://www.capturethefracture.org/.

Centro de Excelência de Cirurgia Metabólica e Bariátrica

No Hospital Vitória Anália Franco, o mais recente reconhecimento veio com a recertificação de seu Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela Surgical Review Corporation (SRC), entidade conhecida pelos rígidos padrões de seus programas de avaliação de serviços cirúrgicos. “Essa certificação atesta que a instituição segue todos os padrões estabelecidos de boas práticas, protocolos e normas de qualidade e segurança em cirurgia bariátrica e metabólica”, destaca Danielly Mascarenhas, analista pleno de Qualidade do hospital.

No total, a SRC avalia dez requisitos, entre eles, compromisso com a excelência, expertise da instituição, equipamentos e instrumentos utilizados nos procedimentos, padronização adotada na unidade, equipes cirúrgicas e de apoio, educação do paciente e avaliação contínua de qualidade.

O Vitória Anália Franco é referência nos diferentes tipos de cirurgia bariátrica e metabólica, realizadas dentro de um programa estruturado. “A equipe é formada por cirurgiões, médicos especializados, nutricionistas e profissionais de saúde mental, que avaliam os pacientes por critérios técnicos específicos sobre a viabilidade de realizar o procedimento com segurança e com o melhor resultado”, afirma Luana Guezi, analista sênior de Qualidade.

O serviço do Vitória Anália Franco foi certificado como Centro de Excelência pela SRC em 2012, recertificado em 2016 e novamente agora. No Brasil, apenas 16 instituições detêm essa certificação.

Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país