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Novas conquistas reafirmam nossos padrões de excelência

2ª edição - 15/10/2019

Vários hospitais do Americas Serviços Médicos receberam recentemente importantes reconhecimentos que atestam seus elevados padrões de qualidade e segurança do paciente.

O final de 2019 foi uma temporada de novas conquistas para os Hospitais Samaritano –Botafogo, Pró-Cardíaco, Samaritano – Paulista e Alvorada Brasília. Confira!

No Rio de Janeiro, o Pró-Cardíaco e o Samaritano – Botafogo obtiveram a acreditação da Joint Commission International (JCI) para seus Programas de Controle Glicêmico para Diabetes. A certificação atesta a qualidade, a segurança e a efetividade dos programas gerenciados criados pelas duas instituições para eliminar ou controlar o diabetes descompensado e as alterações glicêmicas. Isso é feito por meio de ações terapêuticas e nutricionais personalizadas, monitoramento sistemático da glicemia e educação dos pacientes – atividades conduzidas por equipes multiprofissionais. Programas do tipo reduzem o risco de complicações que podem acarretar aumento do tempo de internação. A prevalência do diabetes é crescente no mundo todo. O Brasil é o quinto país com maior número de casos, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes, e afeta 7,7% da população, segundo dados do Vigitel de 2018.

Outro feito do Samaritano – Botafogo é a impressionante marca, registrada em janeiro, de 15 meses sem casos de pneumonia associada à ventilação mecânica, uma infecção com elevada incidência nas unidades de terapia intensiva e associada a uma alta taxa de mortalidade, maior tempo de internação e uso prolongado de antimicrobianos. O desempenho do Samaritano – Botafogo é fruto de um sólido e abrangente programa de controle das infecções relacionadas à assistência, treinamentos intensivos e forte engajamento das equipes. Isso permitiu outra conquista neste início de ano: zero casos das demais infecções que estão no foco do programa, como a de corrente sanguínea por cateter venoso, a do trato urinário associada à sonda e a de sítio cirúrgico.

O Samaritano – Paulista, por sua vez, obteve a certificação da JCI para o seu Programa Clínico de AVC. Com isso, o hospital (que já tem a acreditação JCI) entrou para o seleto grupo de instituições internacionais com três programas clínicos reconhecidos por essa importante organização de acreditação global de saúde. Os outros dois são os programas de Infarto Agudo do Miocárdio e Insuficiência Cardíaca, que já estão no terceiro ciclo de acreditação. Programas do gênero são particularmente cruciais para o enfrentamento de doenças tempo-sensíveis. Para o mercado e os pacientes, essas credenciais passam uma mensagem clara: o Samaritano –  Paulista é um centro capacitado a oferecer os melhores e mais efetivos tratamentos desde a fase aguda das doenças, um momento crítico, que demanda processos certificados para garantir no tempo certo as intervenções que cada caso exige.

No Alvorada Brasília, as conquistas vieram em dose dupla.  Uma delas foi a certificação ONA 3, nível máximo dessa importante credencial concedida pela Organização Nacional de Acreditação. Anteriormente, o hospital tinha a acreditação ONA 2 (obtida em 2017). O avanço para o novo patamar é expressão do compromisso do Alvorada Brasília com a melhoria contínua, o que implica a criação e o controle de processos capazes de eliminar riscos e criar barreiras para todos os tipos de falhas que possam afetar a qualidade e segurança da assistência. Essa rota de eficiência também é estratégica para a consistente redução dos custos operacionais. Outro feito a comemorar foi a certificação do serviço de anestesiologia do hospital pela organização canadense QMentum Internacional Diamond. Essa certificação específica é a única reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. A conquista foi obtida pela Saitg - Sociedade de Anestesia e Inaloterapia de Taguatinga, que presta serviço ao Alvorada Brasília e atualmente é a única organização brasileira fora da cidade de São Paulo com essa certificação. Além de mitigar riscos e contribuir decisivamente para a melhoria dos serviços e da experiência do paciente, a padronização dos procedimentos e processo gerenciado e continuamente mensurado são fatores estratégicos para aumentar a eficiência dos hospitais.

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