santa_lucia

O que faz do Santa Lúcia uma referência em Obstetrícia?

É uma somatória de recursos humanos e tecnológicos aliados a serviços especializados para o atendimento a gestantes de alto risco.

Com sua completa estrutura e equipes médica e multiprofissional especializadas, o Hospital e Maternidade Santa Lúcia, tradicional instituição de saúde carioca fundada em 1947, consolidou-se como uma referência em Obstetrícia e um lugar onde gestantes de alto risco encontram cuidados diferenciados.

“Nossa estrutura de maternidade e a integração com médicos de outras especialidades do hospital nos capacita para a assistência de gestantes de alta complexidade, como as portadoras de hipertensão, diabetes ou trombofilia, além de casos de malformação do feto”, afirma o Dr. Antonio Paulo Stockler, coordenador da Emergência Ginecológica e Obstétrica do hospital.

Confira alguns diferenciais do Santa Lúcia:

  • Pronto-socorro exclusivo para Obstetrícia, o que garante tranquilidade às futuras mamães, que contam com obstetra, pediatra e anestesista disponíveis 24 horas, além do suporte de profissionais das demais especialidades.
  • Modernos equipamentos para a realização de ultrassonografia, Doppler e cardiotocografia (CTG).
  • Centro de Terapia Intensiva Neonatal para os recém-nascidos prematuros ou com complicações. Trata-se de um complexo com 12 leitos, equipado com todos os recursos tecnológicos necessários e acompanhamento de equipe multidisciplinar integrada por neonatologistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, entre outros.
  • UTI adulto com toda estrutura técnica e de recursos humanos para os cuidados intensivos das gestantes e puérperas.
  • Todos os profissionais médicos e enfermeiros do hospital credenciados e recertificados anualmente para aplicação da técnica de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS).

Atualmente, em razão da pandemia, antes da admissão, as gestantes passam por avaliação e, caso haja suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus, são alocadas em ala do hospital separada das demais, para que o parto ocorra em sala especificamente preparada e destinada para esses casos.

Atendimento humanizado

A instituição conta com duas salas de pré-parto, para realização de partos normais, e sete salas cirúrgicas,onde ocorrem as cesáreas. Nas salas de pré-parto,os familiares podem acompanhar o nascimento do bebê, ao lado da mãe.

As suítes são confortáveis e providas de telefone, TV, frigobar, ar-condicionado, poltrona e sofá-cama para acompanhante. Também há a preconização do alojamento conjunto, no qual as mamães se recuperam ao lado de seus bebês. “Essa prática, bem como a participação de familiares no parto, integra nossa diretriz de atendimento humanizado, orientação que buscamos aprimorar constantemente”, afirma o Dr. Antonio Paulo.

A fim de estreitar o relacionamento, as enfermeiras cuidam tanto da mãe como do bebê, o que cria um laço maior com a profissional.

Curso de gestante e visita guiada pela maternidade antes do parto e Espaço da Família são outros exemplos da atenção com o acolhimento das gestantes.

Os números da Obstetrícia do Santa Lúcia:

  • Cerca de 90 profissionais especializados, entre obstetras, anestesistas, pediatras e enfermagem.
  • Entre 500 e 600 atendimentos de emergências obstétricas por mês.
  • De 100 a 120 partos por mês.
INS_noticia-interna_profile-writer
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados