NPS

Os médicos estão satisfeitos com os serviços do Americas?

A resposta é sim, de acordo com os resultados da pesquisa de experiência e satisfação realizada no final de 2020.

Promovida periodicamente pelo Americas com o objetivo de captar a opinião e percepção dos médicos em relação aos serviços e à estrutura dos hospitais da rede, a quarta edição da pesquisa de experiência e satisfação registrou um NPS (Net Promoter Score) de 59, nota que traduz um bom nível de aprovação dos profissionais e a sua disposição para indicar os serviços da instituição a um colega de profissão.

Realizada em outubro, esta edição da pesquisa contou com a participação de dois mil médicos, que responderam ao questionário eletrônico. “O Americas acredita na máxima que circulou no material de divulgação à época da promoção da pesquisa, enviado para os cerca de 19 mil médicos cadastrados: ‘a melhor forma de mudar algo é avaliando’”, afirma Jacqueline Rossi, gerente nacional de Relacionamento Médico. Ao capturar o nível de satisfação e a percepção dos médicos sobre os serviços, a pesquisa permite identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria para aprimorar a experiência destes profissionais. “Esse olhar minucioso dos médicos sobre nossos serviços também nos ajuda a aperfeiçoar a experiência deles e de seus pacientes”, acrescenta Jacqueline.

Pontos fortes

Entre os temas mais bem avaliados, estão instalações e materiais, equipes e gestão das unidades. Entre outros pontos, os participantes declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a unidade em que atuam (92%) e com as equipes multiprofissionais dessas instituições (93%). “Vale citar, ainda, que 94% disseram estar satisfeitos ou muitos satisfeitos com os patamares de qualidade e segurança dos hospitais. É um índice expressivo e, considerando que foi obtido em um ano marcado pela pandemia da COVID-19, ganha um significado ainda mais especial”, destaca Jacqueline.

A pandemia, aliás, foi foco de três perguntas da pesquisa, relacionadas às estratégias e estruturas dos hospitais Americas para enfrentar os desafios e promover o atendimento assistencial durante crise a sanitária. Os resultados apontaram um elevado nível de aprovação dos médicos:

 

Itens avaliados sobre a atuação do Americas no enfrentamento da pandemia

% médicos satisfeitos ou muito satisfeitos

Comprometimento com os colaboradores, pacientes e sociedade

93%

Recursos necessários para cuidar eficazmente dos pacientes

95%

Recursos necessários para cuidar eficazmente do bem-estar pessoal dos médicos

91%

O que vem por aí

Com base nos resultados da pesquisa, foram elaborados planos de ações para cada um dos hospitais do grupo, que ficaram responsáveis por implantar as iniciativas que visam melhorar cada vez mais a experiência médica.

Os profissionais do corpo clínico podem consultar o gestor do hospital onde atuam para conhecer os planos da unidade. “Os planos deste ano são bastante robustos, prevendo uma série de melhorias em várias áreas. Ganharam especial foco tópicos relacionados ao agendamento cirúrgico, investimento em tecnologia e treinamento contínuo das equipes”, informa Jacqueline.

A próxima pesquisa será realizada em maio.

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