banner

Pró-Cardíaco expande atendimento de Ortopedia

Entre as novidades, estão a criação de uma área exclusiva para o atendimento emergencial, retaguarda com médicos das várias subespecialidades e salas cirúrgicas especialmente equipadas para procedimentos ortopédicos. 

Conhecido pela estrutura e por suas competências no atendimento de alta complexidade em Cardiologia e Neurologia, o Hospital Pró-Cardíaco (RJ) agora leva seus diferenciais à Ortopedia com um projeto que ampliou de maneira expressiva a oferta de serviços nessa área. “Com os investimentos feitos na expansão, estamos preparados para atender com excelência desde os casos mais simples e comuns da especialidade até os mais complexos”, afirma o Dr. Marcos Britto, chefe da Ortopedia do Pró-Cardíaco.

Uma das novidades foi a criação do Pronto Atendimento Ortopédico, que ocupa uma área de 80 m2 ao lado da emergência geral e conta com entrada própria. O corpo clínico é composto por 14 plantonistas e 23 médicos de retaguarda, cobrindo as mais diversas subespecialidades da Ortopedia. 

Também foram feitos investimentos em novos recursos para cirurgias ortopédicas.  As salas preparadas para esses procedimentos contam com equipamentos apropriados, como intensificador de imagem, mesas ortopédicas e mesas de tração para cirurgias complexas. Há também uma sala com tomógrafo, que permite fazer procedimentos minimamente invasivos, inclusive nos casos de maior complexidade.

Além disso, foi implantado um estoque interno de materiais, como próteses e fios, o que agiliza o processo de atendimento por acabar com a necessidade de aguardar o envio desses itens pelos fornecedores. “O paciente chega à emergência, é diagnosticado e operado no mesmo dia e geralmente tem alta no dia seguinte. Isso é positivo tanto para a segurança do paciente, que fica menos tempo no ambiente hospitalar, como para a sustentabilidade do sistema de saúde, reduzindo os custos do tratamento”, aponta o Dr. Marcos.

A agilidade é buscada também nos casos mais simples. Entre a chegada do paciente ao Pronto-Atendimento Ortopédico e a alta, a média de tempo é de 90 minutos, indicador bem melhor que o de outras instituições. 

Outros diferenciais

A estrutura e expertise da equipe do Pró-Cardíaco em alta complexidade são outros diferenciais importantes, particularmente no atendimento de pacientes ortopédicos mais idosos, muitas vezes vítimas de quedas, que costumam apresentar comorbidades, como problemas cardíacos. No hospital, esses pacientes terão o suporte de profissionais de outras especialidades, garantindo mais segurança e melhores desfechos.

Igualmente importantes são os recursos diagnósticos disponíveis. O parque de tecnologias de imagem inclui equipamentos de ressonância magnética, tomografia e cintilografia, este um dos poucos disponíveis na cidade todos os dias da semana. “Isso evita a transferência do paciente para realizar o exame, refletindo no tempo de diagnóstico e no custo do atendimento”, observa o Dr. Marcos.

Vale citar ainda o serviço de fisioterapia. O programa de atividades voltadas à recuperação do paciente começa logo no dia seguinte da cirurgia. Depois da alta hospitalar, ele conta com o suporte da fisioterapia funcional, que funciona no prédio do Centro Médico, ao lado do hospital. “Cobrimos todo o ciclo do atendimento, o que conta pontos positivos para o melhor desfecho, para agilizar a recuperação do paciente e para evitar desperdícios”, ressalta o Dr. Marcos. 

No mesmo Centro Médico, o segundo andar é todo voltado para check-up ortopédico e cardíaco, avaliações importantes para a prática de esportes e atividades físicas em geral.  O endereço tem recebido visitantes ilustres. Entre outros, já passaram por ali para check-up a seleção brasileira de futebol e outros times dessa e de outras modalidades olímpicas.

 

logo

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país