RSNA

Produção científica da radiologia ganha destaque internacional

Americas bate recorde com 54 trabalhos aceitos na RSNA 2021. Essa é importante mostra da intensa atividade de seus médicos na geração e difusão de conhecimentos científicos.

O RSNA 2021, encontro anual da Radiology Society North America que ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 2 dezembro, servirá como palco para a radiologia da Rede Americas mostrar a sua força e competência. Prova disso é a sua destacada produção científica. Neste ano, foram 54 trabalhos aceitos, um recorde de participação nesse evento.

“Esses números refletem um trabalho iniciado há dois anos, quando tínhamos dentro do Americas múltiplos serviços de radiologia atuando de forma isolada. Ao unificá-los em um serviço integrado, além de ganho de escala, conseguimos padronizar a qualidade, os protocolos, os processos e os fluxos de trabalho. Além disso, montamos um time formado por especialistas que atuam nas diversas subespecialidades da radiologia, como neurorradiologia, radiologia torácica, etc.”, conta o Dr. Conrado Furtado de Albuquerque Cavalcanti, diretor das linhas de cuidado Medicina Diagnóstica Americas e Outpatient Americas.

Segundo ele, outra etapa decisiva desse processo de alavancagem da produção científica foi a a implantação do programa de fellows de radiologia em São Paulo e no Rio de Janeiro, que implicou o desenvolvimento de conteúdos diários de educação para os médicos participantes. O programa acabou fomentando dentro dos hospitais um ambiente ainda mais propício para a produção científica.

“O que o número de trabalhos aceitos pela comissão científica da RSNA 2021 ilustra é que nos tornamos um player científico nacional e mundialmente relevante”, reforça o Dr. Ricardo Sartim, Chief of Radiology do Americas. Visto em conjunto, eles abordam as diversas áreas das especialidades radiológicas: neurorradiologia, radiologia torácica, radiologia de medicina interna, radiologia musculoesquelética e medicina nuclear. “A participação do grupo da radiologia do Rio de Janeiro e de São Paulo evidencia o comprometimento da nossa equipe no âmbito técnico e acadêmico, fator que, por fim, eleva a qualidade de atendimento aos médicos e aos pacientes da nossa rede”, avalia o Dr. Pedro Neves, radiologista, coordenador de Ensino e Pesquisa do Rio de Janeiro e participante de 28 dos 54 trabalhos aceitos.

O Dr. Conrado lembra ainda que parte dessa produção se converterá em artigos científicos a serem publicados em periódicos nacionais e internacionais no ano que vem. Em 2021, até o final do ano, serão publicados mais de 20 trabalhos.

RSNA em detalhes

O encontro anual da RSNA é o maior evento de radiologia do mundo e um dos maiores da medicina em geral.  Organizado em eixos científico, educativo e comercial, o congresso deixou de ser uma agenda exclusivamente da radiologia. “Cada vez mais ele se torna também uma arena de tecnologia em medicina, onde os novos produtos e soluções são lançados no mercado. Atualmente, conta, inclusive, com uma feira de inovação, com presença de grandes empresas e startups, com grande foco em inteligência artificial”, detalha o Dr. Conrado.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados