Mãe trabalhando em casa com filho no colo

Quando a casa vira o centro do nosso mundo

Com o isolamento social, é fundamental organizar a rotina para manter o equilíbrio e o bem-estar

Com a pandemia da Covid-19 a nossa casa, mais do que nunca, virou o lugar mais seguro do mundo – para nós e para os outros. Mas não é tão fácil encarar esse “novo normal” de morar, trabalhar, estudar, cuidar das tarefas domésticas, dos familiares e passar o resto das horas livres sem colocar os pés na rua.  Por isso, é fundamental aprender a gerenciar o tempo para garantir que a nossa casa seja não apenas o teto que nos protege, mas também o chão do nosso bem-estar.

O primeiro passo é reconhecer que estamos vivendo uma situação extraordinária. “O isolamento social despertou nas pessoas angústia e um sentimento de inquietação, associado à apreensão do que pode vir a acontecer com suas famílias, amigos e, principalmente, com os idosos que estão sob seus cuidados”, afirma Adir Costa Nascimento, psicóloga do Hospital Alvorada Brasília. Somam-se a isso o medo da perda do sustento da família e os impactos psicológicos associados às mudanças do nosso padrão de sociabilidade. “As pessoas, principalmente os brasileiros, sentem muita necessidade do contato social, do toque, do abraço, do carinho, de sair com os amigos”, completa.

Adaptar-se é fundamental

Segundo Adir, adaptação é uma das palavras-chave para este momento em que as pessoas estão experimentando mudanças impactantes na rotina diária: trabalho em home office, serviços domésticos, cuidar dos parceiros, dos filhos que não estão indo para a escola ou a creche... A receita para lidar com isso tem de incluir equilíbrio, positividade e criatividade para ocupar nosso tempo da melhor forma possível e de uma forma estratégica.

“O isolamento social causa uma confusão mental em relação ao tempo. Perdemos a noção da hora, do dia da semana. Por isso é importante que as pessoas criem uma nova rotina”, defende Adir, que mantém seu otimismo diante de um momento tão incomum e difícil. “Algumas boas sementes estão sendo plantadas, visto que todos estão enxergando a importância que cada um tem na vida do outro e o quanto a união é importante”.

Confira algumas dicas para organizar o seu dia a dia

  • Acorde no horário ao qual você estava acostumado antes da quarentena.
  • Tire seu pijama ou roupa de dormir, faça a higiene pessoal matinal e se arrume.
  • Defina horários para realizar as atividades de trabalho e/ou estudo que precisam ser feitas ao longo do dia.
  • Dedique parte do tempo em casa para organizar coisas como o armário de roupas, arquivos de fotos ou papéis que estão espalhados.
  • Quem não está sozinho precisa dividir as tarefas domésticas. Isso é primordial para não deixar ninguém sobrecarregado.
  • Leia aquele livro que você sempre teve vontade de ler ou aproveite para fazer um curso online e reforçar seus conhecimentos ou competências profissionais. Se você tem um hobby, dedique a ele um pouco do tempo que você ganhou por não precisar sair de casa nem encarar o trânsito.
  • Cuide do seu parceiro(a) e familiares. Reserve um tempo para passar com as pessoas que estão com você de uma maneira prazerosa. Assistam a filmes ou a séries juntos, preparem refeições saborosas, ouçam música, curtam jogos, conversem.
  • Também não esqueça de contatar as pessoas que estão longe. Use as ferramentas de comunicação digital para manter as suas conexões.
  • Valorize uma alimentação saudável e fique atento: às vezes exageramos quando estamos em casa.
  • Trace planos para o futuro. O que você vai fazer depois que a pandemia acabar?      
Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.

Acontece Americas

Conteúdos relacionados