Radium Instituto de Oncologia

Radium Instituto de Oncologia

05/07/2020

Radium: completa linha de cuidado oncológico em Campinas

Recentemente incorporada à rede Americas Oncologia, instituição reforça oferta de serviços aos pacientes da região

Fortalecendo a rede Americas Oncologia na região de Campinas (SP) desde setembro de 2019, o Instituto Radium alia os mais modernos recursos para radio-oncologia e quimioterapia ao apreço pelo acolhimento e bem-estar de seus pacientes. Com 40 anos de tradição, mantém sob a nova gestão o padrão de excelência e pioneirismo e o compromisso com a melhoria contínua. “Temos investido no aprimoramento de processos, tanto os relativos à segurança do paciente como os relacionados com autorizações e trâmites burocráticos, que ficaram mais ágeis e transparentes”, afirma o Dr. André Sasse, diretor médico e técnico do Radium. 

O Instituto engloba três linhas de atuação: radio-oncologia, oncologia clínica e quimioterapia, além de diagnósticos e tratamentos cirúrgicos. Um movimento importante nesta nova fase da instituição foi a parceria estabelecida com o Madre Theodora, hospital da rede Americas localizado nas proximidades, para a realização de procedimentos e cirurgias diversas em seu centro cirúrgico habilitado para qualquer tipo de intervenção. Isso se traduz numa completa linha de cuidado integrado em oncologia, com atendimento pela mesma equipe médica e transferências ágeis.

Amplo leque de tratamentos

Entre as tecnologias de tratamento oferecidas no Radium, destacam-se a braquiterapia de alta taxa de dose e baixa taxa de dose, radiocirurgia estereotáxica, radioterapia com intensidade modulada, radioterapia guiada por imagem (IGRP), arcoterapia volumétrica modulada (VMAT), além de recursos disponíveis em poucas instituições no país, como a radioterapia intraoperatória e a braquiterapia de mama.

Outro aspecto de destaque nas atividades do Radium é o atendimento integrado e humanizado, que começa desde a etapa de diagnóstico e consultas com os especialistas em diversas áreas da oncologia. Todo o processo de tratamento tem suporte de equipe multidisciplinar, composta por nutrólogos, nutricionistas, psico-oncologistas e cuidados paliativos.

Os casos são discutidos por toda a equipe em reuniões frequentes, a fim de estabelecer a melhor abordagem para cada paciente. “Todo o time é envolvido desde o início para assegurar o melhor suporte e, caso necessário, uma transição tranquila para a área de cuidados paliativos”, explica o Dr. André.

Atenção aos detalhes

O cuidado com todos os detalhes faz parte da filosofia do Radium. As sessões de quimioterapia, por exemplo, são realizadas em um ambiente acolhedor e com vista para um parque. Depois, a enfermagem faz o acompanhamento do paciente via telefone. “Muitas vezes, a pessoa não sabe que uma reação é problemática. Com esse acompanhamento, visamos antecipar complicações, reduzindo o risco de internações e eventos adversos, além de estreitar os laços com o paciente”, diz o Dr. André.   

Nos próximos meses, o Instituto deve agregar à sua estrutura uma área de bem-estar, onde serão desenvolvidas atividades físicas com suporte de especialistas para ajudar no tratamento.

O Radium também conta com um Centro de Pesquisas para avaliação de novas tecnologias e tratamentos, incorporados conforme disponibilizados no mercado.

A vasta gama de tecnologias e a equipe com sólida expertise são diferenciais que fazem com que a instituição receba pacientes não apenas de outras cidades da região, mas até de outros estados, como Goiás e Mato Grosso. Por ano, o Radium realiza uma média de 4 mil consultas, 3 mil sessões de quimioterapia e 2,2 mil de radioncologia.

Instituto Radium - Av. Heitor Penteado, 1780 - Taquaral - Campinas - SP

Fone: (19) 3753-4100

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.

Acontece Americas

Conteúdos relacionados