robotica samaritano banner

Robótica do Samaritano Higienópolis está mais forte

Hospital conta com um novo robô dedicado apenas às cirurgias ortopédicas. Já começaram os implantes de próteses de joelho e, até o final do ano, terão início as artroplastias de quadril.

Reconhecido como um polo médico de excelência, comprometido em ofertar o que há de melhor, mais efetivo e seguro em termos tecnológicos, o Hospital Samaritano Higienópolis incorporou recentemente mais um robô ao seu Centro de Cirurgia Robótica: o ROSA Knee System, dedicado exclusivamente às cirurgias ortopédicas, inicialmente às artroplastias totais do joelho.

O novo equipamento se soma ao sistema robótico Da Vinci Xi, que integra o centro em atividade desde 2017. A cirurgia robótica é reconhecida pela literatura científica como alternativa para intervenções cirúrgicas que minimizam traumas, perda de sangue, necessidade de transfusões e dor pós-operatória, além de agilizar a recuperação dos pacientes. No Samaritano, essa tecnologia está a serviço das seguintes especialidades: urologia, cirurgia do aparelho digestivo (bariátrica), ginecologia, otorrinolaringologia, cabeça e pescoço e oncologia.

“Agora incorporamos uma nova tecnologia focada em ortopedia, o ROSA Knee System, que garante aos cirurgiões ortopédicos maior precisão para realização de implantes de prótese de joelho a partir de recursos que auxiliam nas ressecções ósseas, além de avaliar o estado dos tecidos moles para facilitar o posicionamento do implante no intraoperatório”, afirma o Dr. Edilson Ogeda, gerente médico do Bloco Cirúrgico. “Até o final do ano, esse equipamento será beneficiado com um upgrade, que nos permitirá realizar também próteses de quadril”, acrescenta ele.

Agregando valor

“A cirúrgica robótica é uma tendência do mercado. Mas, para agregar valor, deve ser realizada em centros cirúrgicos de alto volume, comprometidos em selecionar profissionais qualificados e com equipes multidisciplinares alinhadas para dar todo o suporte assistencial necessário. Esse é o cenário que o nosso Centro de Cirurgia Robótica oferece”, destaca o Dr. Maurício Jordão, diretor-executivo do hospital. No Samaritano Higienópolis, um hospital geral, a ortopedia é a segunda especialidade mais importante em termos de volume cirúrgico.

“Com o novo equipamento, estamos prontos para nos tornar um centro de referência em cirurgia robótica para próteses primárias de joelho, o que contribuirá para aumentar ainda mais nosso volume cirúrgico e trazer novos médicos para atuar no centro, além do corpo de especialistas já treinados e habilitados do nosso corpo clínico”, reforça o Dr. Ogeda. “Para os pacientes, isso será traduzido em implantes mais precisos, com resultados de médio e longo prazo ainda mais favoráveis”, completa o Dr. Maurício. 

De janeiro até o início de março já haviam sido realizadas cinco artroplastias robóticas, todas pelo mesmo cirurgião. Outros 12 seguem em treinamento.

Já consagrado no mercado de saúde norte-americano, o ROSA Knee System é o primeiro dentro da rede Americas e o terceiro do Brasil. O Hospital Alvorada Moema também possui um robô dedicado à ortopedia, mas com outro tipo tecnologia.

 

logo

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país