Ortopedia_AlvoradaMoema

Robótica ortopédica: tecnologia de ponta Alvorada Moema

O Mako SmartRobotics™️ já está sendo usado em artroplastias de quadril e joelho. Além da inovação tecnológica, o hospital tem investido em projetos para proporcionar mais conforto aos médicos e novos serviços aos pacientes.

No estado de São Paulo, a mais moderna tecnologia robótica para cirurgias ortopédicas chegou primeiro ao Centro de Excelência em Ortopedia do Hospital Alvorada Moema. Trata-se do Mako SmartRobotics™️, braço robótico fabricado pela empresa Stryker, que já está sendo utilizado em artroplastias de quadril e joelho (totais ou parciais), agregando segurança e efetividade aos procedimentos.

“As vantagens começam no planejamento e na simulação da cirurgia, feitos em um modelo 3D criado pelas imagens de tomografia para atender exatamente a anatomia do paciente e o modelo de prótese”, afirma o Dr. Clauber Tieppo, ortopedista e traumatologista especialista em cirurgia do joelho e um dos cinco profissionais certificados atualmente pelo fabricante para realizar procedimentos com o equipamento.

Para garantir movimentos precisos, o sistema robótico filtra eventuais ações indesejadas na movimentação do braço do robô e, por meio de uma trava de segurança, impede cortes em áreas que foram delimitadas no planejamento cirúrgico. “Com os recursos do equipamento, o médico pode melhorar o posicionamento dos componentes da prótese para reduzir a variabilidade e obter desfechos mais satisfatórios”, observa o Dr. Osvaldo Pires, coordenador do Sistema de Excelência Ortopedia Americas.

Os melhores resultados irão se refletir na qualidade de vida e satisfação dos pacientes operados. Nas artroplastias de joelho, por exemplo, parte dos pacientes aponta perda de estabilidade e da amplitude dos movimentos depois de um ou dois anos do procedimento, o que pode estar associado a falhas no balanceamento da prótese. “Com o suporte do software de planejamento, é possível alcançar uma precisão que amplia a estabilidade e o arco de movimento do paciente”, explica o Dr. Clauber.

Os benefícios proporcionados pelo Mako também contribuem para agilizar a recuperação. São removidas apenas as partes ósseas e cartilagens necessárias por meio de incisões menores, com menos agressões de estruturas, resultando em menos dor e recuperação mais rápida do paciente. O tempo de internação é de dois dias em média, e diminui também o período de fisioterapia necessário para reabilitação.

Na esteira dos ganhos clínicos, há uma redução de custos para o sistema de saúde pelo período menor de internação, menos riscos de complicações no pós-operatório, reinternações e novas cirurgias, além de menos gastos com materiais, com a eliminação do uso de guias de corte necessárias na cirurgia convencional. “A robótica é uma quebra de paradigma, com ganhos para todos envolvidos, pois melhora a precisão da colocação da prótese, além de trazer reprodutibilidade ao procedimento, sendo o paciente o maior beneficiado”, resume o Dr. Osvaldo.

O Alvorada Moema está sempre certificando novos cirurgiões para utilização do robô Mako. “Essa tecnologia de última geração reafirma nosso Centro de Excelência em Ortopedia como um polo de constante inovação na especialidade”, afirma o Dr. Marcelo Sartori, diretor do hospital.

Acesse o vídeo e saiba mais sobre o Mako SmartRobotics™️ clicando aqui: https://bit.ly/3Gr4xEv.

Mais conforto para médicos e pacientes e novos serviços

Além da inovação tecnológica, o Alvorada Moema tem investido em projetos de modernização que trazem mais conforto para profissionais do corpo clínico e pacientes.

Em agosto, os médicos ganharam novos vestiários feminino e masculino, instalados em uma área de 151 m2 no 4º andar, mais que triplicando o espaço anterior. No mesmo andar, passaram a contar com uma área criada especialmente para eles: o Espaço Médico, um lounge de 130 m2, com espaço para refeições, onde são servidos café da manhã e almoço, facilidades como máquina de café e geladeira com frutas, sala de estar com sofás e poltronas confortáveis, aparelho de TV e wi-fi.

Outra novidade foi a criação de uma área de acesso controlado ao centro cirúrgico, onde o médico é recepcionado, recebe a chave do vestiário, roupas e acessórios para a cirurgia, funcionando 24 horas para melhor atendê-los.

”Todas essas ações geraram um excelente retorno do corpo clínico. Os médicos são nossos grandes parceiros, por isso, buscamos sempre estreitar o relacionamento e oferecer as melhores condições de trabalho”, afirma o Dr. Marcelo.

Os pacientes também estão no foco das melhorias, com a modernização das recepções social e do pronto-socorro, cujas obras já foram concluídas, e da área de internação, que será finalizada em breve.

Além disso, ainda este ano deverá ser inaugurado o Centro Renal de Tratamento Integrado (CRTI), que oferece cuidados de uma equipe multidisciplinar e serviço de hemodiálise (32 poltronas para adultos e 4 para crianças). Também deverá ocorrer este ano a publicação oficial da autorização para a realização de transplantes renais no Alvorada Moema.

“Nosso hospital continua em constante evolução para oferecer o melhor, com equipamentos de ponta, serviços e tratamentos inovadores”, avalia o Dr. Marcelo, lembrando que em 2020 já tinham sido inaugurados o Centro de Excelência em Ortopedia e o Centro de Reabilitação. Já com obras iniciadas, o Centro de Infusão da área oncológica deverá ser entregue no início do próximo ano.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados