Samaritano Higienopolis

Samaritano Higienópolis reforça estrutura diagnóstica

Projeto de modernização da área incluiu reforma e novos equipamentos. Além de investir em estrutura, o hospital também participa de iniciativas do Americas para o compartilhamento de conhecimentos com a promoção de eventos voltados a médicos e outros profissionais de saúde.

A área de Medicina Diagnóstica e Terapêutica (MDT) do Hospital Samaritano Higienópolis passou por um bem-sucedido projeto de renovação que envolveu a aquisição de novos equipamentos de imagem e métodos gráficos, remodelagem de espaços físicos, melhoria de processos e contratação de novos profissionais.

“O projeto de reforma das instalações físicas e modernização tecnológica tem como objetivo proporcionar aos nossos pacientes agilidade, eficiência e segurança, em um ambiente aconchegante”, afirma o Dr. Eduardo Anastácio, coordenador médico do centro diagnóstico e o ambulatório de especialidades da instituição, que funcionam 24 horas, todos os dias da semana. Na esteira desse processo de melhoria, a equipe multiprofissional foi reforçada com a contração de novos profissionais para as áreas de radiografia e enfermagem.

Em relação aos reforços tecnológicos, o setor ganhou novos equipamentos de imagem e métodos gráficos para a realização de exames mais complexos e sofisticados. As aquisições incluem um novo ecocardiograma; o terceiro tomógrafo, o Revolution ACT, projetado para realizar imagens de qualidade com doses menores de radiação; e uma quarta ressonância magnética, a Signa Voyager Premium 1.5T, equipamento que possui 33 canais, capaz de processar as imagens obtidas na metade do tempo para sequências separadas, totalmente integradas em um fluxo de trabalho contínuo.

Segundo o Dr. Eduardo, além de reforçar a qualidade e a eficiência dos exames, esses novos equipamentos ampliaram a capacidade de atendimento e diminuíram o tempo de espera dos agendamentos.

Realizada em 60 dias, sem interrupção dos atendimentos, a reforma dos dois andares da MDT envolveu nova pintura e aprimoramento dos ambientes das recepções, salas de triagem, espera e preparo, vestiários e banheiros. “Conseguimos fazer melhorias importantes e sustentáveis, ampliando nossa capacidade de atendimento e sempre mantendo a excelência e a humanização, que são marcas do nosso hospital”, resume o Dr. Eduardo.

Robótica e aleitamento materno são foco de eventos

Profissionais do Samaritano Higienópolis estiveram envolvidos na promoção de eventos online que atingiram audiências no Brasil inteiro. Confira:

  • O Simpósio de Cirurgia Robótica em Tumores do Aparelho Digestivo, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, abordou os principais avanços da área, atraindo clínicos, cirurgiões do aparelho digestivo e médicos em formação. Falaram sobre o tema 22 renomados experts do país, entre eles especialistas do Americas Serviços Médicos. “Em linha com o plano de desenvolvimento das nossas especialidades estratégicas, essa agenda contribuiu para mostrar para a comunidade médica e sociedade em geral nossa expertise no campo da cirurgia robótica aplicada ao tratamento dos cânceres que afetam o aparelho digestivo”, conta Edilson Ogeda, gerente médico do bloco cirúrgico do Samaritano Higienópolis e coordenador do simpósio, que registrou 363 inscritos e 417 acessos ao longo dos dois dias. O evento foi muito bem avaliado pelos participantes, com índice de satisfação de 98%.

Outra novidade é que, em outubro, o hospital passará a ser um centro certificador de cirurgia robótica (geral, bariátrica, pediátrica, ginecológica, urológica e de cabeça e pescoço) a partir de uma parceria firmada com o Instituto Falker. “Seremos um local de treinamento em São Paulo e encaminharemos os aprovados para o reconhecimento da sociedade relativa a cada especialidade”, informa o Dr. Edilson.    

  • O evento “Aleitamento Materno 2021: Proteja a Amamentação”, promovido no dia 3 de agosto, fez parte das atividades do Americas na Semana Mundial de Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto). Com abertura dos doutores Maurício Jordão, diretor do Hospital Samaritano Higienópolis, e Rodrigo Ruano, líder do Sistema de Excelência Materno-Infantil Americas, a programação contou com palestras da Profa. Dra. Valdenise Calil, do Prof. Dr. Rubens Feferbaum e de Vírginia Paraízo, diretora de Práticas Assistenciais do Americas. “Já os diretores regionais, José Emílio Bueno (SP2), Marcello Caio Reis (NE) e Andrea Lamosa (RJ), abordaram como é a experiência do aleitamento nos demais hospitais do Americas, sempre focada na promoção das boas práticas e ações junto às mães e famílias”, conta a Dra. Teresa Uras, do Materno-Infantil Americas. A agenda teve transmissão online e outros eventos do tema foram promovidos nos outros hospitais da rede ao longo do mês.  
INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados