desdobramento-Semana-da-Enfermagem_

Semana da Enfermagem: carinho e reconhecimento

Entre os dias 10 e 16 de maio, Americas realizou uma série de ações especiais dedicadas a esses profissionais tão importantes para a instituição, os pacientes e a sociedade como um todo.

No dia 12 de maio, no Brasil e no mundo todo, comemoramos o Dia do Enfermeiro, pela data de aniversário de Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna. Essa semana também ficou consagrada como a “Semana da Enfermagem”. E por aqui não foi diferente. Com uma programação caprichada, o Americas homenageou seus enfermeiros e enfermeiras não apenas no Dia do Enfermeiro, mas promoveu uma Semana da Enfermagem incrível, de 10 a 16 de maio, com ações especiais para reconhecer, agradecer e mexer com o coração desses profissionais sempre fundamentais no cuidado e bem-estar dos pacientes e ainda mais essenciais neste período de imensos desafios trazidos pela pandemia.

Neste ano, as comemorações precisaram ser diferentes. Respeitando fortemente os protocolos sanitários para a COVID-19, trouxemos uma campanha cheia de significados, com a padronização de materiais e de ações para as empresas do UnitedHealth Group Brasil (UHG Brasil). Como sempre ocorre, o tema que inspirou as atividades foi o adotado pela Associação Brasileira de Enfermagem: “O trabalho em enfermagem no contexto de crise”.

Na abertura da semana, foi divulgado um vídeo com mensagens de reconhecimento e agradecimento da alta liderança, incluindo o presidente do UHG Brasil, Dr. José Carlos Magalhães, o CEO do Americas, Dr. Marco Costa, e diretores, além de profissionais de diferentes segmentos da saúde. A mensagem de gratidão, aliás, estava por todos os lados, inclusive como fundo de tela dos computadores e nas camisetas dos líderes de cada unidade com a frase “Enfermagem, a sua força nos impressiona e nos impulsiona”.

Nas redes sociais, um vídeo produzido especialmente para a comemoração emocionou a todos, com enfermeiros e enfermeiras falando sobre seu trabalho no contexto da pandemia de COVID-19 e sobre a importância da união e colaboração entre profissionais para superar os desafios. “A ideia foi reforçar o papel dos enfermeiros e enfermeiras durante a pandemia com leveza, carinho e uma programação especial que os colocasse como protagonistas – profissionais reais contando suas histórias”, destaca Virginia Paraizo, diretora de Práticas Assistenciais.  

Em outra ação, esta embalada pelo tema “Você me Inspira”, os profissionais puderam dedicar mensagens aos colegas da enfermagem em murais e por WhatsApp. Além disso, foram promovidos dois concursos: “Quem é você por trás da máscara?”, com textos relacionados ao trabalho desses profissionais, e outro para escolher as melhores fotos representativas da arte do cuidado.

Nas diversas unidades, ações próprias incrementaram a programação com palestras online sobre conhecimentos técnicos e científicos, qualidade de vida e controle de estresse, entre outros.

Formatada para ser um grande reconhecimento e agradecimento aos profissionais da enfermagem pela dedicação e coragem no enfrentamento da pandemia, a semana cumpriu seu objetivo. “A enfermagem sempre teve papel fundamental, estando à frente do cuidado dos pacientes, e a pandemia chamou atenção da sociedade para a importância e dimensão dessa profissão. O cuidado, com ciência e arte, é de responsabilidade da enfermagem”, observa Virginia.

A incerteza de lidar com uma doença ainda pouco conhecida, o receio da contaminação e o distanciamento dos familiares para evitar disseminar a doença, caso estivessem infectados, foram alguns desafios enfrentados com coragem e dedicação aos pacientes. “Em meio a esse cenário, a enfermagem se destacou também por assumir o amparo emocional de pacientes desacompanhados no hospital e longe de seus familiares. Esses profissionais atuaram com compaixão e inovação na integração paciente e família, até com suporte tecnológico. Acolheram e consolaram inúmeras pessoas. Fizeram, de fato, a diferença”, resume Virgínia.

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados