Neuro SOE

Sistemas de Excelência, os motores que impulsionam a nossa qualidade

Dando continuidade à série iniciada na nossa newletter de junho, apresentamos nesta edição o perfil da liderança que está à frente da linha de cuidados da Neurologia.

Neurologia Americas

PhD em Neurologia pela Universidade de São Paulo, com sólida experiência em outras instituições e também como empreendedor, o Dr. Gustavo Wruck Kuster aceitou, em março do ano passado, o convite para retornar ao UnitedHealth Group Brasil, onde já havia atuado anteriormente, e assumir a liderança do Sistema de Excelência em Neurologia da rede Americas, com o desafio de criar um sistema integrado para o atendimento de pacientes neurológicos.

Nascido no Rio e capixaba de coração, 41 anos, pai de três filhos (de 6, 4 e 1 ano de idade), o Dr. Gustavo lembra que a vocação para a Medicina foi talhada observando o exemplo do pai, médico que fez carreira no Espírito Santo. Depois da graduação, em 2003, na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia, em Vitória (ES), veio para São Paulo, onde fez primeiro residência em Clínica Médica (2004-2006), no Hospital do Mandaqui, seguida de outra residência, desta vez em Neurologia (2006-2008), no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo. No final desta formação, viajou para Heidelberg, na Alemanha, onde selou seu compromisso com a Neurologia, especializando-se no tratamento de AVC.

“Após minha volta, comecei a trabalhar no Fleury e no Einstein, a dar aulas na Faculdade de Medicina do ABC e abri meu consultório”, conta ele, recordando o intenso início de carreira. No Einstein, esteve envolvido na elaboração e implantação do protocolo de AVC, atividade que lhe rendeu em 2012 o convite para atuar na Amil (empresa mais tarde adquirida pelo UnitedHealth Group Brasil) e montar um Centro de Excelência em AVC no Hospital Paulistano.

“Estruturamos o pronto-socorro neurológico, consultas neurológicas, UTI neurológica e, em menos de dois anos, nos tornamos o segundo hospital da América Latina a obter a certificação Primary Stroke Center, concedida pela Joint Commission International (JCI)”, destaca o Dr. Gustavo.

Também foi nesse período que ele ajudou a estruturar nas unidades paulistas o serviço de atendimento neurológico por telemedicina. Nesse processo, a partir de 2013, os especialistas do Samaritano Paulista passaram a dar suporte a distância aos clínicos de hospitais do grupo de outras praças no atendimento aos pacientes neurológicos. Em 2014, junto com projeto similar conduzido pelo Dr. Daniel Bezerra no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, essa iniciativa deu origem ao Programa Integrado de Acidente Vascular Encefálico da rede Americas, com foco no cuidado do paciente com AVC. “Esse é um projeto de sucesso que existe até hoje, melhorando os indicadores clínicos e o NPS, além de reduzir os impactos financeiros dessa doença sobre o nosso sistema”, afirma o Dr. Gustavo.

O empreendedorismo na área de tecnologia médica também faz parte de sua bagagem. Criou startups, fez cursos sobre gerenciamento desse tipo de organização, como os realizados na Stanford Business School em 2017 e 2019, e atualmente é proprietário da Neomed, empresa especializada na emissão rápida de laudos, que atua no Brasil e no Chile e conta com mais de 50 funcionários.

Foi justamente para se dedicar a projetos empresariais que ele se desligou do grupo à época da aquisição da Amil pelo UnitedHealth Group. Por que voltar? “Eu já tinha uma ligação afetiva com a instituição e sabia que poderia aplicar meus novos conhecimentos de gestão em benefício de um grande grupo de hospitais”, explica o Dr. Gustavo.

Nessa jornada, seu plano de trabalho está assentado sobre o tripé pessoas-processos-produtos. Em relação a essa articulação, ele é enfático: “Temos um time qualificado posicionado em várias partes do Brasil, capaz de customizar nossos processos de acordo com seus contextos locais. Precisamos respeitar as características específicas dos nossos hospitais e dos seus mercados e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade do cuidado equânime em todas as unidades. O paciente pode ter certeza de que, se chegar ao Samaritano Higienópolis em São Paulo, ao Monte Klinikum em Fortaleza ou ao Alvorada Brasília, terá o mesmo padrão de atendimento. Isso já é assim e vamos trabalhar para levar adiante essa conquista”, ressalta.

Segundo ele, o Neurologia Americas conta com uma equipe competente, vocacionada para o sucesso. “Nosso principal trunfo é ter neurologistas, neurointervencionistas e neurocirurgiões de renome nacional, capazes de tratar doenças neurológicas complexas com excelência. Independentemente da unidade em que estiver, o paciente pode ter certeza de que terá um tratamento de excelência com os melhores profissionais do mercado”, finaliza o Dr. Gustavo.

Dr. Gustavo Kuster
Dr. Gustavo Kuster, head do Neurologia Americas
Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país