vacinação

VACINA SIM!

Campanha do Americas disponibiliza vídeos com conteúdos exclusivos para combater a desinformação e as notícias falsas e incentivar a população a aderir à vacinação.

Está no ar a campanha do Americas Serviços Médicos para ampliar a conscientização sobre a importância da vacinação contra a COVID-19 e da manutenção das medidas de prevenção até que consigamos controlar a disseminação do vírus e vencer a pandemia. Parte central dessa estratégia de comunicação são os vídeos da webserie “Fato ou Fake News”, em que especialistas dos hospitais da nossa rede abordam notícias falsas que proliferam principalmente nas redes sociais, gerando dúvidas e temores nas pessoas, e divulgam informações relevantes baseadas na ciência.

Já estão disponíveis seis vídeos, de cerca de dois minutos cada, em que esses profissionais desfazem mitos e explicam de maneira simples e didática questões como o mecanismo de funcionamento das vacinas, o que significam os níveis de proteção, por que não podemos tomar dois tipos diferentes de vacinas e por qual motivo as pessoas que já foram contaminadas pelo coronavírus devem se vacinar e continuar seguindo as medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus. Demolem ainda inverdades absurdas, tais como teorias conspiratórias que associam a vacinação a um plano de dominação global por meio de microchips.

Todos os vídeos compartilham duas mensagens em comum: somente com a imunização coletiva será possível reduzir a circulação do vírus e a vacinação não significa que podemos nos desmobilizar e descuidar das medidas que vêm sendo tomadas para enfrentar a pandemia. Ou seja, vacina, sim! E também sim ao uso de máscaras, à higienização constante das mãos e ao distanciamento social. Confira a série de vídeos “Fato ou Fake News” acessando a playlist no Youtube.*

Informações e Manifesto

Os vídeos também estão disponíveis na página que o Americas criou em seu site para abordar temas relacionados à COVID-19. Além deles, o público encontra nesse espaço informações sobre a doença e seus sintomas, dicas e orientações detalhadas sobre medidas de proteção, além do Manifesto Americas que, entre outros pontos, faz uma defesa intransigente da ciência, da informação e da prevenção, além de um apelo contundente:

“Tome a vacina.

Não importa qual, desde que tenha sido aprovada pelas nossas autoridades sanitárias.

Confie na ciência você também.

A vacina é a chance que temos de fazer o vírus parar de circular.

Pedimos ainda que você continue com as medidas de prevenção.

O distanciamento social, o uso de máscara e a higiene constante das mãos ainda serão fundamentais por muito tempo.”

A campanha do Americas está em sintonia com o posicionamento do grupo ao qual pertence, o UnitedHealth Group Brasil (UHG Brasil), que incentiva fortemente a imunização contra a COVID-19, conforme as pesquisas científicas realizadas e a autorização dos órgãos regulatórios do Brasil, além de defender a centralização da vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma a priorizar os públicos de maior risco e garantir a igualdade de acesso a toda população brasileira.

Ajudar a promover a conscientização coletiva sobre a importância da vacina é mais uma expressão de como o UHG Brasil traduz na prática seu propósito de contribuir para que sistema de saúde funcione melhor para todos. Por isso, o Americas e as demais organizações do grupo estão engajadas na causa “Vacina Sim”, lembrando também de alertar que a vacinação, isoladamente, não deve ser entendida como pleno controle da COVID-19. Ou seja, mesmo depois da vacinação e enquanto as autoridades sanitárias assim determinarem, é fundamental manter as práticas de prevenção.

*A playlist da webserie “Fato ou Fake News” está disponível no YouTube a partir do link: https://www.youtube.com

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país

Acontece Americas

Conteúdos relacionados