Valores em Medicina

Valor em medicina desde a ponta

Serviços ambulatoriais associados às nossas linhas de cuidados é o modelo que a rede Americas adota para tornar seu sistema de saúde melhor e mais sustentável.

No Americas, a medicina baseada em valor começa nos espaços ambulatoriais, uma das principais vias de acesso ao seu complexo sistema de saúde. O objetivo é proporcionar, desde a etapa de assistência ambulatorial, um atendimento multidisciplinar custo-efetivo, padronizado de acordo com protocolos cientificamente validados e orientado a oferecer a melhor experiência aos usuários. Esse é o modelo estratégico que está sendo adotado pela rede Americas.

Além dos serviços ambulatoriais, busca-se a efetivação do conceito de medicina baseada em valor em outras frentes que compõem esses espaços, como as unidades de day clinic, onde são realizadas intervenções cirúrgicas com alta no mesmo dia, e estruturas diagnósticas, importantes nos vários momentos da jornada dos pacientes, desde o diagnóstico inicial de uma doença até o acompanhamento dos tratamentos e posterior seguimento dos pacientes.

“Em linhas gerais, o plano é conectar todas as linhas de cuidado Americas aos Sistemas de Excelência das várias especialidades em unidades integradas e acolhedoras, onde os pacientes contarão com consultas médicas, exames diagnósticos e, quando necessário, poderão fazer procedimentos em regime de day clinic”, explica o Dr. Conrado Furtado de Albuquerque Cavalcanti, diretor de Medicina Diagnóstica e Outpatient Americas.  Ofertando uma medicina mais resolutiva, esse é o caminho do grupo para que os pacientes consigam cada vez mais resolver seus assuntos de saúde em um único lugar, sem precisar procurar por outros serviços externamente, com muito mais conveniência e praticidade.

Desenvolvemos um fluxo claro e otimizado, de forma que os pacientes naveguem pelos serviços da Rede Americas e suas marcas nos 5 Estados e Distrito Federal, de acordo com a complexidade de cada caso. “Os pacientes serão direcionados para as unidades hospitalares apenas quando necessário”, explica o Dr. Conrado. “Por que permitir que alguém chegue até a uma cirurgia complexa quando, muitas vezes, isso pode ser evitado em etapas anteriores do cuidado?”, ele questiona. Para o paciente, o benefício é claro: ele pode resolver suas demandas assistenciais em um único local, mais próximo da sua casa ou trabalho. Para o sistema de saúde, os ganhos vêm na forma de uma medicina sustentável e mais custo-efetiva, resultando em eficiência operacional e qualidade assistencial.

Novas unidades

Além das atuais unidades ambulatoriais existentes nos hospitais Americas de cinco estados e Distrito Federal, mais três estão em construção – em Taguatinga (DF), no centro de Campinas (SP) e no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ) –, além da reformulação das unidades Americas Medicina e Saúde, uma na Alameda Santos (SP) e outra em Botafogo (RJ), vinculada ao Hospital e Maternidade Santa Lúcia.

Planejados de acordo com a estratégia geral de nossa expansão no segmento ambulatorial, cada um desses núcleos está sendo customizado de acordo com sua localização e o perfil da comunidade, fatores que ajudam a modelar as “vocações” dessas unidades.

O Centro Médico Samaritano Ipanema oferecerá atendimento a diversas especialidades, além de uma gama de exames. “Nele, os pacientes contarão, por exemplo, com um moderno parque tecnológico de imagem que permitirá fazer tanto o estadiamento da doença como o acompanhamento do tratamento”, conta o Dr. Ricardo Sartim, chefe da Radiologia do UnitedHealth Group Brasil. Focado na promoção da saúde, e não apenas no tratamento de doenças, como preconiza a estratégia ambulatorial, a unidade também reserva espaço para outros serviços, como screening e prevenção ao câncer.

Localizada em uma região metropolitana com grande concentração populacional demandante de serviços de saúde de alta qualidade, o Centro Médico Alvorada Taguatinga está sendo desenhada para aproximar a rede Americas dessa comunidade, funcionando como um espaço para os pacientes cuidarem da saúde, evitando o agravamento do quadro clínico. Casos mais complexos serão direcionados para o Hospital Alvorada Brasília, que fica no coração dessa região metropolitana.

Já o Centro Médico Madre Theodora, localizado em Campinas, atuará de forma articulada com o Hospital e Maternidade Madre Theodora. Mas, enquanto o hospital está afastado do centro da cidade, próximo de grandes rodovias que cruzam o município, o espaço ambulatorial será instalado na região central, vizinho à antiga rodoviária. A estratégia de expansão da presença do Hospital Madre Theodora e ficar ainda mais próximo dos pacientes é a mesma.  “Estamos fazendo importantes investimentos para nos posicionarmos como um player com alta capacidade assistencial e tecnológica, equipada com equipamentos de última geração. Será uma unidade high tech”, detalha o Dr. Ricardo.

Por sua vez, o Centro Médico Samaritano Jardins, localizado na Alameda Santos, em São Paulo, está fincado numa área da capital paulista que concentra a maior quantidade de serviços médicos do país e funciona como espaço ambulatorial para os pacientes dos hospitais Samaritano Higienópolis e Samaritano Paulista cuidarem de sua saúde sem terem de, necessariamente, frequentar um ambiente hospitalar.

Por fim, o Americas Medicina e Saúde do Rio de Janeiro já foi lançado e é o novo centro médico vinculado ao Hospital e Maternidade Santa Lúcia. Localizado em Botafogo, à rua Voluntários da Pátria, a unidade une a tradição da unidade hospitalar com a qualidade Americas, contando com o atendimento às especialidades de Cirurgia Geral, Vascular, Plástica, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Ortopedia, Neurocirurgia e Urologia.

O portfólio de exames diagnósticos dessas unidades visa atender todas as linhas de cuidado da rede Americas. Para tanto, contam com os melhores aparelhos de ressonância, tomografia, ecocardiografia, ultrassonografia e raio X disponíveis no mercado, capazes de oferecer ao corpo clínico recursos para diagnósticos mais rápidos e precisos. “Estamos investindo no que há de mais moderno. São tecnologias que estarão a serviço das pessoas, ajudando-as a viver de uma forma mais saudável”, finaliza o Dr. Ricardo.

Agendamentos especiais no Rio de Janeiro

Para facilitar a vida de médicos e pacientes, nossas unidades hospitalares e de consultórios médicos implantaram no Rio de Janeiro o Núcleo de Agendamentos Especiais, projeto que tem por objetivo acelerar as autorizações de exames, de biópsias e PET-CT. “Por meio desse serviço, todos os pedidos são analisados por um setor especializado, que já conseguiu reduzir o tempo de autorização de PET-CT de dez para três dias e o de biópsias de quinze para oito dias”, informa o Dr. Dequitier Carvalho Machado, coordenador de Medicina Diagnóstica do Rio de Janeiro. Futuramente, o serviço será estendido também para outras regionais.

 

Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país