Imagem com um ícone em desenho de uma pessoa sendo conectada a várias objetos utilizados na medicina

AMERICAS

Acelerando a nossa excelência oncológica

19/12/2019 - 3 minutos de leitura

Reduzir o tempo entre a suspeita do câncer e o início do tratamento. Esse é o objetivo do Fast Track Oncológico, programa acelerador lançado pelo Americas Oncologia. Oferecida sem qualquer custo para os pacientes e operadoras, a iniciativa é estratégia, pois aumenta as chances de cura, minimiza sequelas, diminui a ansiedade e melhora a qualidade de vida das pessoas, evita complicação dos casos e reduz os custos de todo o ciclo de tratamento.

No serviço privado de oncologia nacional, o tempo médio entre suspeita e início de tratamento é de quase 90 dias. No Samaritano Paulista, hospital onde o Fast Track Oncológico começou a ser pilotado em março, esse tempo caiu para 28 dias, superando inclusive benchmarks internacionais. “A Cleveland Clinic também atingiu a marca de 28 dias, mas a instituição norte-americana considera o intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento. Ou seja, se levarmos em conta esse parâmetro, nosso tempo cai para 18 dias”, destaca o Dr. Gustavo Piotto, coordenador da Oncologia do Samaritano Paulista.

Um elemento-chave do sucesso do programa foi a criação da figura do concierge oncológico. Cabe a esse profissional a tarefa de acelerar todo o ciclo de diagnóstico e consultas, facilitando agendamentos, realizando encaixes e agilizando processos internos.  É importante destacar que a Americas Oncologia também dispõe de uma completa estrutura diagnóstica que serve de suporte aos pacientes e médicos ao longo de todo o processo de investigação e acompanhamento dos casos.

Depois da bem-sucedida experiência no Samaritano Paulista, o programa já foi implantado em outras unidades da rede paulista: Samaritano Higienópolis, Metropolitano, Carlos Chagas (Guarulhos) e Madre Theodora (Campinas). O próximo passo está sendo dado agora com a implantação do Fast Track Oncológico na rede Americas Oncologia do Rio de Janeiro.

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.