Atendimento em 15 minutos

Atendimento em 15 minutos

Madre Theodora: atendimento no PS em 15 minutos

O Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Madre Theodora em Campinas conseguiu atingir um patamar que impressiona: 15 minutos entre a chegada do paciente ao serviço e o início do atendimento médico. A agilidade, que vem acompanhada de um cuidadoso processo de triagem e encaminhamento, ajuda a salvar vidas e faz toda a diferença para o tratamento adequado dos casos de urgência e emergência.

A conquista foi obtida graças a um projeto de reorganização do hospital iniciado em 2015, focado em melhoria, agilidade e humanização no atendimento. Engajamento das equipes do PS, ampliação dos quadros com profissionais alinhados aos valores da Instituição, acompanhamento de indicadores, mudanças na estratégia de atendimento e definição de um plano de contingência fizeram parte das iniciativas.  

“Segmentamos a equipe médica, dividindo atribuições conforme a classificação de risco da triagem: pacientes de urgência, emergência e casos mais simples, que são a maior parte. Também agregamos à equipe um cirurgião, disponível 24 horas todos os dias, e um plantonista nos períodos de pico”, conta o Dr. Átila Vendite, gerente médico do Madre Theodora.

A triagem, que identifica e prioriza pacientes com maior risco ou gravidade, é realizada de acordo com a Escala Emergency Severity Index (ESI), utilizada nos hospitais dos Estados Unidos. Logo que chegam ao PS, antes mesmo dos trâmites burocráticos, os pacientes são acolhidos pela enfermagem que avalia sinais vitais e sintomas de alerta ou gravidade para dar o encaminhamento mais adequado para cada caso.

Benefícios importantes

A agilidade do processo de atendimento no PS impacta sobretudo o desfecho de casos mais graves, seja em termos de sobrevivência do paciente ou redução de sequelas. “Quadros de infarto, AVC, sepse e insuficiência respiratória, entre outros, necessitam rápido reconhecimento e tratamento para que esses pacientes tenham mais chance de se recuperar e voltar à sociedade em melhores condições de saúde, reduzindo tanto os impactos de produtividade como os custos para o sistema de saúde”, afirma o Dr. Átila.

A rapidez no atendimento se reflete também na satisfação de pacientes e de acompanhantes, contribuindo para que tenham uma boa experiência na Instituição. Na pesquisa de satisfação realizada rotineiramente, agilidade, rapidez e prontidão são os principais diferenciais do Pronto-Socorro do Madre Theodora apontados pelos respondentes. O NPS (Net Promoter Score) tem se mantido em patamares de excelência, com média superior a 75 em 2019, superando os 80 em alguns meses.

Polo de atração

A presteza e o acolhimento atraíram a atenção não apenas dos campineiros mas também de  moradores das cidades vizinhas. Entre 40% a 50% dos pacientes são de cidades como Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Hortolândia e Mogi Mirim.

“Na pesquisa, os pacientes contam que, mesmo morando próximos de outros hospitais, preferem se deslocar para cá porque o atendimento aqui é rápido, humano e atencioso”, comenta o Dr. Átila.

Desde a época do projeto de reestruturação, o movimento no PS do Madre Theodora mais que dobrou, atingindo entre 6.500 a 7.500 atendimentos mensais. “O importante é continuarmos atendendo todos em tempo hábil e de forma adequada. Dessa forma conseguiremos promover a satisfação e fidelização de pacientes, cumprindo a nossa missão de ajudar as pessoas a viverem de forma mais saudável e o sistema de saúde a funcionar melhor”, conclui o Dr. Átila.

 

Hospital e Maternidade Madre Theodora

Rua José Geraldo Cerebino Christófaro, 175, Parque das Universidades, Campinas – SP
(19) 3756-3000  (19) 3756-3013 /3179 / 3017

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