Imagem com a seguinte frase "Sua força está na prevenção".

Check-up masculino em dia

22/11/2018 - 3 minutos de leitura

Não tem segredo: homem que se previne desde jovem vai ter qualidade de vida no futuro. Veja o que você precisa fazer agora para continuar saudável depois. Não adianta procurar o médico só quando sentir algum mal-estar ou indício de problema. Mesmo os homens que não sentem nada nem apresentam fatores de risco devem passar por consultar regulares para confirmar se está tudo em ordem. O Caderno de Atenção Primária do Ministério da Saúde preconiza o rastreamento de certos problemas, segundo os critérios a seguir.


Dislipidemia

Altos níveis de colesterol e triglicérides são potencialmente perigosos para as artérias. Ao longo do tempo, a gordura se acumula nas artérias, predispondo a infarto e AVC, entre outros problemas. 
Em condições específicas, como histórico familiar de infarto precoce, o rastreamento pode começar cedo, ainda na infância. O mesmo vale para quem acumula fatores de risco, como tabagismo, hipertensão e diabetes. Mas, via de regra, a recomendação é que a investigação masculina comece aos 35 anos. Por isso, se você já está nessa faixa etária, não custa conversar com seu médico e avaliar a necessidade de checar os níveis de gordura no sangue.

Hipertensão

O ideal é que a pressão arterial seja avaliada em qualquer consulta de rotina, considerando que a elevação nem sempre provoca sintomas, mas é uma ameaça gigante à saúde do coração, além de contribuir com a ocorrência de AVC e complicações renais. A partir dos 18 anos, é importante marcar uma consulta médica e seguir as orientações do especialista.

Diabetes

O excesso de açúcar no sangue danifica os vasos do corpo inteiro, predispondo a infarto, AVC, insuficiência renal, perda da visão e até amputação dos membros. Mas descobrir a alteração cedo permite controlá-la, prevenindo tantos prejuízos. Então, todos os adultos com pressão arterial acima de 13 por 9 precisam se preocupar com a glicemia. Basta fazer uma consulta de rotina e o médico irá orientar sobre a necessidade de medir os níveis de açúcar no sangue. Condições como obesidade e histórico familiar podem pesar na decisão do médico de intensificar a investigação.

E o câncer?

Quanto mais ele demora para ser descoberto, maior a probabilidade de crescer e se espalhar para outras partes do corpo. Por isso, é preciso estar de olho e flagrá-lo quando ainda está no início. Veja as recomendações dos médicos, no que se refere ao rastreamento desse grupo de doenças. Mas é importante reforçar que essas regras valem para a população geral, e que as recomendações para os grupos de risco precisam ser individualizadas.

Câncer de próstata

Embora ainda não haja um consenso sobre o rastreamento desse tipo de câncer, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com mais de 50 anos consultem um urologista para uma avaliação da próstata. Aqueles que têm antecedentes familiares de câncer de próstata, são negros ou obesos mórbidos devem antecipar a visita para os 45 anos.

Câncer de cólon e reto

Aos 50 anos, é necessário se preocupar com a prevenção desse tipo de tumor. O ideal é agendar um check-up com um especialista. Fica a critério dele solicitar um exame chamado colonoscopia, que permite analisar as condições da mucosa intestinal. Mas, novamente, é importante ressaltar que a ocorrência da doença na família pode justificar uma antecipação do teste.

Câncer de pele

Manchas que coçam, doem, sangram ou descamam; feridas que não cicatrizam em quatro semanas, que mudam de cor, tamanho, ou contornos; elevações ou nódulos na pele sempre merecem uma análise médica.

É de família

Casos de câncer muito precoces ou episódios recorrentes em uma mesma família acendem o sinal amarelo para síndromes genéticas. Nesse caso, o ideal é que o paciente procure um geneticista. A partir de uma investigação de seu DNA, será possível orientar familiares que, eventualmente, apresentem risco de desenvolver o câncer em questão, garantindo que sejam adotadas todas as medidas preventivas necessárias.

Logo do Americas Serviços Médicos
Autor Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.