chegou o verão

Chegou o verão! Como ficam os cuidados de proteção contra a COVID-19?

Para saber como curtir a estação evitando os riscos, consultamos um infectologista do Américas Serviços Médicos. Confira as dicas do especialista.

Como você pretende aproveitar este verão? Sejam quais forem os seus planos, eles têm de incluir alguns itens fundamentais: máscara, distanciamento social e higienização constante das mãos. Essas são as principais armas de que dispomos até agora para nos prevenir do vírus da COVID-19, que infecta as pessoas independentemente das estações do ano e da temperatura.

Junto com o verão, costumam vir férias, viagens, passeios para a praia ou o campo, horas na piscina. São ambientes propícios para aglomerações e com muita gente baixando a guarda, como temos visto no noticiário. “O risco de contágio aumenta quando as pessoas relaxam as medidas de proteção. A combinação de aglomeração com o não uso de máscara implica, certamente, em crescimento do número de casos”, afirma o Dr. Ronald Pedrosa, infectologista do Hospital Monte Klinikum, de Fortaleza (CE).

Como podemos nos cuidar para curtir o verão com segurança? Confira as dicas do especialista.

  • Máscara é um item de proteção indispensável mesmo nos dias quentes. Você pode retirá-la nos ambientes externos ao ar livre apenas quando estiver sozinho.
  •  Troque de máscara a cada 3 ou 4 horas. Quando elas ficam úmidas, perdem o efeito de proteção. Nas crianças, máscaras devem ser usadas apenas após os três anos de idade. Antes, podem provocar sufocamento. 
  • Em ambientes abertos, como praias e parques, a probabilidade de o coronavírus se propagar é menor do que em espaços confinados. Porém, em aglomerações, como nas praias lotadas, o risco de infecção aumenta. Dentro ou fora d´água, mantenha uma distância de pelo menos 2 metros das outras pessoas, principalmente daquelas que não são do seu grupo de convivência.
  • Não existe comprovação de que o vírus da COVID-19 se propague pela água do mar ou de piscinas. O risco está na proximidade entre as pessoas que costuma acontecer nesses ambientes.
  • Não compartilhe com pessoas fora da sua convivência diária alimentos, bebidas e objetos (entre eles, cadeiras de praia e guarda-sol). Leve sempre álcool gel, sabonete e água doce para higienizar as mãos, principalmente depois de ter contato com objetos e superfícies tocados por outras pessoas.
  • Para viagens e passeios, dê preferência ao transporte individual e procure levar apenas pessoas que moram com você.
  • Garanta que as crianças e os adolescentes adotem as mesmas medidas de segurança dos adultos. Embora os mais jovens costumem ser assintomáticos ou ter apenas sintomas leves quando afetados pela COVID, eles podem ser agentes de transmissão do vírus para outras pessoas. 
  • Caso esteja aguardando resposta do exame da COVID-19 ou seja um portador assintomático, mantenha o isolamento social. Viagens ou passeios realizados nessas circunstâncias podem significar a contaminação de muitas outras pessoas.
  • Atenção: no verão são comuns doenças como gastroenterites, dengue, zika e chikungunya, que podem apresentar sintomas parecidos com o da COVID-19. Assim, se tiver dor de cabeça, febre, coriza, tosse, dor de garganta ou diarreia, procure um serviço médico para fazer o diagnóstico correto. Os tratamentos são diferentes para cada um desses problemas.

Saiba mais sobre o Monte Klinikum

Integrante da rede de hospitais do Americas Serviços Médicos, o Monte Klinikum é um polo médico de referência no Ceará. Além de estrutura moderna e tecnologias de ponta, conta com uma equipe médica altamente qualificada, integrada por profissionais das mais diversas especialidades. Com abordagem humanizada e centrada no paciente, visando proporcionar o melhor cuidado em cada caso, o hospital atende os principais planos de saúde.

Telefone: (85) 4012.0012

https://www.hospitalmonteklinikum.com.br

 

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país