A imagem mostra chocolate derretido.

Chocolate

25/02/2019 - 2 minutos de leitura

O chocolate é um alimento estimulante com alto valor calórico. Seu principal ingrediente é o cacau, uma fruta rica em polifenóis (substâncias antioxidantes benéficas ao organismo) e alguns minerais, como magnésio, cobre e potássio. Entretanto, durante a produção do chocolate, grande parte dos polifenóis presentes no cacau é destruída pelo processo de fabricação. Entre eles, o calor.

O chocolate também é rico em substâncias que podem produzir sensações de prazer e bem estar como a cafeína, teobromina e a feniletilamina, que é a principal substância associada à melhora do humor e concentração.

A composição do chocolate pode variar conforme o tipo de ingrediente, apresentando uma variação no teor de proteínas, gorduras e açúcar. O tipo de cultivo e os processos de fabricação também podem influenciar na qualidade do produto.

Vale lembrar que o chocolate é um alimento muito calórico, por isso deve ser consumido com moderação, em especial por indivíduos que fazem controle de peso.

Pacientes que fazem tratamento de câncer não precisam fazer restrição do chocolate, exceto em casos especiais, como, por exemplo, alterações na função intestinal.

Alimento (100g): Chocolate ao leite
Kcal: 540
Proteína: 7,2
Lipídio: 30,3
Carboidrato: 59,6
Cálcio: 191

Alimento (100g): Chocolate ao leite diet
Kcal: 557
Proteína: 6,9
Lipídio: 33,8
Carboidrato: 56,3
Cálcio: 188

Alimento (100g): Chocolate meio amargo
Kcal: 475
Proteína: 4,9
Lipídio: 29,9
Carboidrato: 62,4
Cálcio: 45

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos UNICAMP.- 4. ed. 2011

Imagem da Mônica Benarroz - Nutricionista do Americas Oncologia.
Nutricionista Mônica Benarroz

Americas Oncologia