A imagem apresenta uma enfermeira com um tablet na mão mostrando algum conteúdo para uma senhora.

Coaching oncológico: apoio para reorganizar sua rotina durante o tratamento

18/06/2018 - 3 minutos de leitura

A luta contra o câncer interfere no dia a dia do paciente e de seus familiares. Para ajudar a organizar a sua vida durante o período de tratamento, o Hospital Paulistano oferece um serviço exclusivo de coaching oncológico. A seguir, Ricardo Lima, coach que presta esse atendimento no Hospital Paulistano, cita alguns dos dilemas que costumam ser discutidos durante as sessões:

· Novas prioridades e metas profissionais: “Muitas pessoas percebem que estavam dedicando muito tempo ao trabalho, na busca por recompensa financeira. Algumas pensam em mudar de carreira e passar mais tempo ao lado da família e dos amigos”.

· Problemas financeiros e familiares: “Às vezes, o casamento não resiste às dificuldades impostas pela doença e chega ao fim. A separação pode deixar o paciente em uma situação financeira delicada. É importante estar bem orientado juridicamente”.

· Questões existenciais: “A maneira como o paciente se relaciona com o tempo muda, após o diagnóstico. O tempo corre mais devagar. A pessoa sai da rotina e começa a observar fatos aos quais não dava atenção. Percebe, por exemplo, que trabalhava demais, não cuidava da saúde, nem de seus relacionamentos. Nesse contexto, podem surgir novas prioridades”.

Logo do Americas Serviços Médicos
Autor Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.