2 Médicos conversam com um paciente

COVID-19: é possível contrair a doença mais de uma vez?

Uma das principais questões que permeiam a COVID-19 diz respeito aos pacientes que contraíram e foram curados da doença; mais especificamente, a dúvida é sobre a possibilidade de ser infectado novamente. A ciência ainda não possui uma resposta definitiva para essa pergunta, mas é possível já ter alguns pontos esclarecidos.

De acordo com o infectologista Victor Castro, do Americas Serviços Médicos, é possível afirmar - frente ao conhecimento atual da resposta imunológica à COVID-19 - que muitos dos infectados desenvolvem uma proteção para combater o vírus, mas esse fator ainda não é totalmente compreendido pelos médicos.

“Sabemos que existe uma soroconversão, ou seja, a produção de anticorpos IgG, que é a resposta duradoura do organismo. Mas realmente não sabemos ainda se esta IgG será capaz de imunizar e por quanto tempo”, explica.

Recentemente, um estudo feito na cidade de São Paulo encontrou anticorpos da COVID-19 em 5% da população. Porém, segundo Castro, uma pesquisa publicada no Journal of Medical Virology relatou também que alguns pacientes chineses voltaram a mostrar teste positivo para COVID-19 - mesmo apresentando anticorpos IgG e estando assintomáticos.    

“O significado disso não está claro, mas tem impacto direto nas políticas de isolamento. Não sabemos se isso quer dizer que a pessoa pode ou não transmitir o vírus, então o ideal seria ainda manter um controle de distanciamento”, conclui o infectologista.

A prevenção continua sendo a melhor defesa

A verdade é que a medicina está aprendendo diariamente com o novo Coronavírus e, por enquanto, ainda existem muitas dúvidas e incertezas envolvendo a doença e sua relação com nosso sistema imunológico. Enquanto o vírus é estudado pelos especialistas e eles buscam entender melhor como funciona sua transmissão (além de criar uma vacina), a prevenção segue sendo o melhor mecanismo de defesa no momento.   

O distanciamento social é fundamental para se proteger da COVID-19, principalmente se você apresenta sintomas e recebeu orientação médica para ficar em isolamento. Se puder, fique em casa, e lembre-se de lavar bem as mãos com frequência. Em nossa página especial, você pode conferir essas informações e o que mais precisa saber sobre os temas ligados à pandemia.       

Fonte: Dr. Victor Castro

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.