A imagem mostra um médico examinando o nariz de uma paciente.

Desvio de septo nasal: quando é indicado operar?

30/09/2018 - 3 minutos de leitura

Dificuldade para respirar é um dos principais indícios de problema

Embora seja considerado um “defeito” anatômico, o desvio de septo nasal nem sempre traz sintomas. Mas, em alguns casos, essa irregularidade na parede que separa as narinas internamente pode bloquear a respiração, resultando em problemas para dormir e cansaço ao se exercitar, trabalhar e desempenhar as atividades do dia a dia. Dependendo da obstrução causada pelo desvio, ela pode ocasionar infecções nos seios da face, conhecidas como sinusite. Quando o paciente apresenta obstrução nasal freqüente, a cirurgia para remoção dos tecidos ósseos e cartilaginosos desviados é indicada, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Como identificar o problema

Para diagnóstico do desvio de septo, o especialista leva em conta os resultados do exame endoscópico nasal com fibra óptica, da tomografia computadorizada das cavidades paranasais e o histórico do paciente. 
Em alguns casos, o desvio de septo também pode ser diagnosticado como um dos gatilhos da apneia do sono, interrupções da respiração que estão por trás de inúmeros problemas, como fadiga excessiva e hipertensão. A polissonografia é um monitoramento que pode ser realizado durante o sono para avaliar a gravidade do distúrbio.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia é feita por via endonasal, sob anestesia geral, e o paciente permanece no hospital por 24 horas. Depois, ele deve ficar em repouso por 10 dias, em casa, para prevenir infecções. Após esse período, poderá voltar ao trabalho e às aulas, mas a prática de atividades físicas será permitida somente quatro semanas após a cirurgia. Alguns cuidados pós-operatórios continuam por até seis semanas, quando o paciente receberá alta e é esperado que esteja respirando bem.

Fonte consultada: Dr. Fernando Portinho, otorrinolaringologista do Americas Medical City (RJ).

Logo do Americas Serviços Médicos
Autor Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.