A imagem mostra uma mulher passando protetor solar.

Dezembro laranja

25/02/2019 - 2 minutos de leitura

Estamos entrando no período do verão. Muito sol e alegria sob o lindo céu azul durante o dia e laranja no pôr-do-sol. Também é um período em que as cores vibrantes tomam conta das vitrines e dos cardápios, como nas saladas de verão, por exemplo.
Mas o verão traz consigo uma preocupação: a exposição excessiva de sol e o risco do câncer de pele. O mesmo sol que estimula a pele na produção de vitamina D – um substancia essencial para os ossos, sistema imunológico e músculos, entre outros – também pode provocar lesões na pele com liberação de radicais livres e provocar várias doenças, inclusive câncer.
As vitaminas, os minerais e outras substâncias antioxidantes presentes nos alimentos podem ser um diferencial no cuidado com sua pele. Por isso, além do filtro solar (super necessário) e dos cremes especializados (quando recomendado), ter uma alimentação colorida é mais uma estratégia de cuidado com sua pele e com sua saúde em geral.
Cada vez mais somos convencidos que a alimentação balanceada e colorida faz milagres. No cuidado com a pele isso não é diferente.
Outro cuidado imprescindível é a hidratação. Por isso, no verão devemos beber mais líquidos, sobretudo a água, principalmente aquelas pessoas que ficam expostas ao sol ou para quem transpira muito.
Alimentação e hidratação adequadas podem proteger a sua pele durante o verão. Confira dicas de alimentos e substâncias que devem ser inseridas no seu cotidiano:

  • Abacaxi, brócolis, goiaba, kiwi, laranja, limão, morangos, pimentões, tangerina, tomate: ricos em vitamina C
  • Amêndoas, castanhas, germe de trigo, nozes, óleos vegetais, gema de ovo, soja, vegetais folhosos: ricos em vitamina E
  • Frutas e hortaliças de coloração laranja (abóbora, cenoura, damasco, manga, mamão, laranja, etc.) e vermelha (tomate, melancia, morangos, etc.): ricos em carotenoides
  • Carne boi, feijões, grão de bico, lentilha, marisco, ostras, soja: ricos em Zinco

Lembre-se que quanto mais colorida e variada for sua alimentação, maior é a proteção para a sua pele.
Curta o verão e fique cada vez mais saudável.

Imagem da Mônica Benarroz - Nutricionista do Americas Oncologia.
Nutricionista Mônica Benarroz

Americas Oncologia