Dois médicos realizando cirurgia

Em busca do melhor cuidado, hospital ganha modelo de remuneração por desempenho

19/12/2019 - 2 minutos de leitura

Samaritano Paulista aposta em sistema de prestação de serviços integrados com controle de 3 meses após a cirurgia

Imagine se o cuidado médico e sua remuneração estiverem relacionados a performance. A remuneração por desempenho é uma maneira nova de incentivar hospitais e médicos nos cuidados de alta qualidade que possam evitar erros onerosos. O hospital Samaritano Paulista, em São Paulo, já começa a trabalhar com este conceito que, além de impulsionar a qualidade do atendimento ao paciente, atrai planos de saúde e melhora o sistema como um todo. “Neste conceito, estabelecemos parâmetros de referência e trabalhamos para que eles sejam alcançados antes e após a hospitalização. Seria um controle dos procedimentos por três meses, mesmo após a cirurgia, garantindo as melhores decisões em cada caso”, diz o Dr. Valter Furlan, diretor da unidade.

Este sistema de prestação de serviços é integrado com processos pré e pós-operatórios. Questões-chave são pensadas e concluídas para cada paciente submetido ao tratamento eletivo. É a gestão da saúde em busca de valor clínico, experiência do paciente, melhor custo e apropriabilidade. “Os benefícios são para todos, de pacientes a médicos e fontes pagadoras.  Diminuímos o risco de mortalidade, as complicações e o custo”, completa Dr. Furlan.

Algumas práticas ilustram este ciclo de cuidados que o paciente estará inserido do início ao fim, ao longo destes três meses:

  • Consulta pré-operatória
  • Preparo do paciente para a cirurgia, com direito a utilização da academia do hospital
  • Controle dos fatores de risco
  • Novos modelos de cirurgia (Protocolo Eras é um deles)
  • Consultas de retorno
  • Atividades de reabilitação após a cirurgia indicadas pelo médico. Como utilização de piscinas e academia do hospital.

Inaugurado em 2019 com foco em cardiologia e neurologia, o Samaritano Paulista conta com um espaço voltado para a reabilitação, de 1.000 m² e piscinas para hidroterapia, além de um andar inteiro dedicado à cirurgia, com salas híbridas e inteligentes.

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.